Há uma grande variedade de interpretações acerca do que é inovação, em geral. Na educação, em particular, não existe um modelo único para medir essa inovação.
O Guia de referência disponibilizado pelo Projeto Future Classrom Lab (http://fcl.eun.org/pt_PT/tool2p2) é uma das ferramentas de autoavaliação sugeridas às escolas que permite uma reflexão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem e da capacidade de inovação suportada pela tecnologia.
Este guia estabelece cinco níveis de inovação numa escala de 1 (mais baixo) a 5 (mais alto), para cada uma das cinco dimensões - o papel do aluno, o papel do professor, objetivos de aprendizagem e de avaliação, capacidade da escola para apoiar a inovação na sala de aula e ferramentas/recursos de apoio - que correspondem a elementos-chave das práticas pedagógicas.
À medida que uma escola, ou uma sala de aula, passa de um nível para o seguinte, a sua capacidade de inovação, relativamente às suas práticas de ensino e de aprendizagem, aumenta. Contudo, é importante referir que podem existir boas práticas e aprendizagem efetiva em todos os níveis de inovação.
Consulte o Guia de referência do projeto Future Classroom Lab. A apresentação abaixo possui elementos interativos que dão acesso aos tópicos das principais caraterísticas de cada um dos níveis de inovação.
Na sua opinião, qual é o nível de inovação da Camilo?
Fonte: MOOC DGE: LAFCL
Cenários de Aprendizagem Ativa
Sem comentários:
Enviar um comentário