sábado, 9 de novembro de 2019

Preparar para a vida na era digital




IEA




Resultados do Estudo Internacional de Literacia em Informática e Informação da AIE (ICILS) 2018









Download 





É agradável constatar que, em todos os sistemas educacionais participantes [no Estudo], em média, os alunos e os seus professores têm atitudes positivas em relação às TIC na educação e na sociedade, apesar de reconhecerem possíveis áreas de preocupação.

Além disso, a maioria dos estudantes relatou aprender sobre problemas de informática e informação na escola, com 74% afirmando ter aprendido como procurar informações usando as TIC na escola. É encorajador ver que a maioria dos estudantes nos sistemas participantes têm acesso a recursos relacionados com software para aprendizagem.

No entanto, o ICILS 2018 [Estudo Internacional de Literacia em Informática e Informação da AIE] revelou o impacto do status socioeconómico na literacia digital. Em média, os estudantes de nível socioeconómico mais alto obtiveram pontuações significativamente maiores de literacia em informação por computador (CIL). Alunos com pais que concluíram o bacharelado ou o ensino superior tiveram uma pontuação CIL 31 pontos maior que os alunos cujos pais não possuem diploma. 
Neste ciclo do ICILS, participou uma seleção diversificada de quatorze países e entidades de benchmarkingndo; da Coreia ao Cazaquistão, da França à Finlândia, do Uruguai aos Estados Unidos. É impressionante, no entanto, verificar que, apesar de sua diversidade, observamos uma diferença maior nos níveis de conquista dentro dos próprios países do que entre eles.
Globalmente, a confiança e, crucialmente, a competência no uso de dispositivos digitais são de vital importância.
- Diretor executivo da AIE, Dr. Dirk Hastedt, comentando os resultados do presente Estudo




Pontuação média da literacia informática e informativa dos alunos




Neste ciclo do ICILS é a primeira vez que uma avaliação internacional em larga escala mede diretamente as habilidades de pensamento computacional (CT) dos alunos. Isso é realmente empolgante para o pesquisador, porque nos dá uma ideia de como os jovens podem dividir problemas em blocos gerenciáveis, analisar problemas, procurar sequências e, finalmente, criar as instruções sequenciadas passo a passo para concluir uma tarefa.
O ICILS também fornece informações valiosas sobre os contextos em que os alunos desenvolvem habilidades CIL e CT, incluindo o modo como os sistemas educacionais, escolas e professores procuram apoiar a aprendizagem dos alunos”
Estamos muito animados para ver como os dados do ICILS serão usados ​​para apoiar a melhoria contínua da educação relacionada com essas habilidades essenciais no mundo digital e estamos ansiosos para desenvolver ainda mais o ICILS para o próximo ciclo, que ocorrerá em 2023.
- Julian Fraillon, Diretor do Estudo


O segundo ciclo do Estudo Internacional de Literacia em Informática e Informação da AIE revela que apenas 2% dos alunos demonstraram capacidade de avaliar criticamente as informações encontradas online

O ICILS é uma avaliação internacional em larga escala das habilidades de computação e informação e pensamento computacional dos alunos do 8º ano. Ele aborda uma questão de importância crítica: quão bem os alunos estão preparados para estudar, trabalhar e viver no mundo digital?

Neste ciclo (ICILS 2018), participaram mais de 46.000 estudantes e 26.000 professoresic. O ICILS 2018 também reuniu informações valiosas sobre o uso e atitudes de estudantes e professores em relação à tecnologia.

O ICILS lida com o conhecimento básico, as habilidades e a compreensão de que os alunos precisam para ter sucesso no nosso ambiente dinâmico de informações. O ICILS fornece aos países dados confiáveis ​​e comparáveis ​​sobre o desenvolvimento das habilidades dos jovens em informática e conhecimento da informação (CIL) do século XXI. Além disso, o ICILS é único na avaliação direta das habilidades de pensamento computacional (TC) dos alunos.

Os resultados deste segundo ciclo do estudo questionam a generalização de que os jovens são "nativos digitais" que, através da exposição ao uso de dispositivos digitais, desenvolvem experiência na sua utiização. O estudo demonstra que fornecer apenas aos alunos e seus professores equipamentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) não resulta automaticamente no desenvolvimento de sofisticadas habilidades de literacia digital. Os alunos precisam de ser ensinados a usar computadores de maneira eficaz, e os seus professores precisam de ser apoiados no uso das TIC no ensino
.



📌SOBRE A IEA

A IEA (Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional) é uma cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para pesquisar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.



Sem comentários: