quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Miúdos a votos: quais são os livros +fixes?



Concurso






A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens é dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje.


O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania. Haverá:
  • recenseamento, 
  • apresentação de candidaturas, 
  • campanha eleitoral, 
  • votação,
  • escrutínio dos votos. 

Sempre com a participação dos alunos! 


Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates… 

A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas e privadas, abrangendo alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e decorrerá durante o ano letivo de 2017-2018. 

As eleições terão lugar no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. O resultado do escrutínio, que apurará a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, será conhecido em junho, em data coincidente com a Feira do Livro de Lisboa. 

Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer em profundidade como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Pretende-se dar voz aos jovens, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão, criando renovadas oportunidades na formação de cidadãos de pleno direito. 

Será disponibilizado às escolas material de apoio que lhes permita dar a esta ação o caráter de um processo eleitoral político. A iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

Decorre até ao dia 22 de janeiro o recenseamento das escolas (formulário), em que as bibliotecas escolares/ escolas/ professores manifestam interesse em participar e a apresentação de candidaturas (formulário) em que os alunos indicam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento dos respetivos formulários.

Todas as informações estão detalhadas no regulamento e qualquer dúvida poderá ser enviada para miudosavotos@visao.impresa.pt.


Consultar o Regulamento AQUI.



Sem comentários: