quinta-feira, 8 de junho de 2017

Dia Mundial dos Oceanos


8 de junho



Os nossos oceanos, o nosso futuro



"A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 é um quadro ambicioso que, juntos, usaremos para enfrentar essas ameaças e melhorar a vida das pessoas. O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade importante para defender um futuro sustentável". - António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas





© iStock.com




https://www.unworldoceansday.org/basic-page/about



"Os oceanos cobrem cerca de dois terços da superfície da Terra e são os próprios alicerces da vida. Eles geram a maior parte do oxigénio que respiramos, absorvem uma grande parte das emissões de dióxido de carbono, fornecem alimentos e nutrientes e regulam o clima. Eles são importantes economicamente para os países que contam com o turismo, a pesca e outros recursos marinhos para a sua receita e servem como espinha dorsal do comércio internacional.



Infelizmente, as pressões humanas, incluindo a exploração excessiva, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, a pesca destrutiva, bem como as práticas de aquicultura insustentáveis, a poluição marinha, a destruição do habitat, as espécies exóticas, as mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos estão a causar um impacto significativo nos oceanos e mares do mundo.


A paz e a segurança também são críticas para o pleno gozo dos benefícios que podem ser derivados dos oceanos e do seu desenvolvimento sustentável. Como observou o Secretário-Geral: "Não haverá desenvolvimento sem segurança e não haverá segurança sem desenvolvimento".


O tema deste ano para o Dia Mundial dos Oceanos é "Os nossos oceanos, o nosso futuro" e está ligado com a Conferência Oceânica que acontece de 5 a 9 de junho na sede das Nações Unidas em Nova Iorque."



https://www.unworldoceansday.org/basic-page/about





Por que celebrar o Dia Mundial dos Oceanos?


  • Para lembrar o papel importante que os oceanos têm na vida quotidiana. Eles são os pulmões do nosso planeta, proporcionando a maior parte do oxigeio que respiramos.
  • Para informar o público sobre o impacto das ações humanas no oceano.
  • Para promover um movimento mundial de cidadãos em defesa dos oceanos.
  • Para mobilizar e unir a população mundial em torno de um projeto para a gestão sustentável dos oceanos mundiais. Eles são uma importante fonte de alimentos e medicamentos e uma parte crítica da biosfera.
  • Para celebrarmos, juntos, a beleza, a riqueza e a promessa dos oceanos.




http://www.unesco.org/new/typo3temp/pics/226ac93474.jpg






http://www.unesco.org/new/typo3temp/pics/d6896ed3c6.jpg
© NOAA | A Limacina retratada aqui é vítima da acidificação do oceano. 
A sua concha protetora ficou fina e frágil, quase transparente.















Sem comentários: