sexta-feira, 16 de junho de 2017

Dia Mundial de Combate Contra a Desertificação e a Seca



17 de junho


A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.






"A desertificação é a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e secas sub-húmidas. É causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas. A desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes. Ocorre porque os ecossistemas de terras secas, que cobrem mais de um terço da área terrestre mundial, são extremamente vulneráveis ​​à sobreexploração e ao uso inapropriado da terra. Pobreza, instabilidade política, desmatamento, sobrepastoreio e más práticas de irrigação podem prejudicar a produtividade da terra.

Mais de 250 milhões de pessoas são diretamente afetadas pela desertificação, e cerca de um bilhão de pessoas em mais de cem países estão em risco. Essas pessoas incluem muitos dos cidadãos mais pobres, mais marginalizados e politicamente fracos do mundo.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é observado todos os anos para promover a conscientização pública sobre os esforços internacionais para combater a desertificação. O dia é um momento único para lembrar a todos que a neutralidade da degradação das terras é realizável através da resolução de problemas, do forte envolvimento da comunidade e da cooperação em todos os níveis.


Degradação da terra e migração

Este ano, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca examina o importante vínculo entre degradação da terra e migração. Entre outros, a degradação ambiental, a insegurança alimentar e a pobreza são causas de migração e desafios de desenvolvimento.

Em apenas 15 anos, o número de migrantes internacionais em todo o mundo passou de 173 milhões em 2000 para 244 milhões em 2015.

A celebração deste ano examina formas específicas pelas quais as comunidades locais podem construir resiliência contra os atuais desafios multidimensionais de desenvolvimento através de práticas sustentáveis de manejo de terras. Este dia deve lembrar a todos o papel importante da terra na produção de alimentos e na geração de emprego local, bem como sua capacidade de aumentar a sustentabilidade, estabilidade e segurança dos lugares afetados pela desertificação. 

Ouagadougou, capital de Burkina Faso, acolhe a observância global de 2017, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, Economia Verde e Mudanças Climáticas."



Consultar aqui o Mapa das Zonas Secas no Mundo.



Sem comentários: