domingo, 3 de abril de 2016

Encontro de professores da Galiza e Norte de Portugal


II Jornada | 9 de abril






Cultura que Une é uma associação constituída por diferentes fundações, associações, empresas, agentes culturais e particulares do Norte de Portugal e da Galiza que tem como objetivo aprofundar o reencontro e a redescoberta do património comum, desenvolvendo para este efeito atividades em que a cultura e a atividade empresarial caminham juntas em direção ao mesmo fim: a revalorização da Gallaecia.

Cultura que une, também a partir da escola é um dos projetos em curso promovidos pela associação. Numa primeira fase, 2016, é promovido o Encontro, em duas jornadas, de professores do ensino básico e secundário da Galiza e Norte de Portugal, para incentivar o conhecimento mútuo para, numa segunda fase, ano letivo de 2016-17, se desenvolver projetos em trabalho colaborativo e dinamizar a troca de experiências e intercâmbios de docentes e discentes.

Na primeira jornada, que teve lugar no dia 5 de março, coube ao Norte de Portugal,  mais precisamente ao espaço Miguel Torga, situado em São Martinho de Anta, Sabrosa, receber os docentes galegos. Nesta jornada participaram cerca de vinte docentes de diferentes centros de ensino da Galiza e Portugal, como o IES San Paio (Tui); IES de Valga (Valga); IES Perdouro (Burela); CPI Terras de Maside (Maside); IES O Couto (Ourense); IES Nossa Senhora dos Olhos Grandes (Lugo); Ceip O Ruxidoiro (Barbadás); CPI Virxe da Saleta (S. Cristovo de Cea); Esc. Sec. Camilo Castelo Branco (Vila Real); Escola Sec. S. Pedro (Vila Real); Agrupamento Morgado de Mateus (Vila Real); Escola Diogo Cão (Vila Real); Escola Miguel Torga (Sabrosa).

Na segunda jornada,  que decorrerá no dia 9 de abril, em Outeiro de Rei (Lugo), será a vez de os professores portugueses de deslocarem à Galiza para conhecer a Casa-Museu Manuel Maria. Consultar AQUI o programa previsto para este Encontro.

O trabalho em contexto de aula de Bichos, de Miguel Torga, e de Os soños na gaiola, de Manuel Maria, constitui o ponto de partida deste projeto. 



Fotos da I Jornada














Sem comentários: