quarta-feira, 16 de março de 2016

Encontros com autores: Olinda Beja


Semana da Leitura'16 | Teatro Municipal de Vila Real





Na Semana da Leitura'16, a Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Real / RBVR promove os Encontros com escritores: Olinda Beja.

O evento, que tem como público-alvo os alunos do Ensino Secundário de todas as escolas da Rede, terá lugar no Teatro Municipal de Vila Real, no dia 17 de março, às 10:30. 


Breve apresentação da escritora

Olinda Beja nasceu em Guadalupe, São Tomé e Príncipe. Tem dupla nacionalidade - santomense e portuguesa. 

Criança ainda, deixou as ilhas e passou a viver do outro lado do mar, em terras frias e alcantiladas da Beira Alta. Um dia resolveu voltar às suas raízes maternas. Chamou-a o som do ossobô, os rios caudalosos, o canto das aves exóticas, a voz de Sam Lábica, sua mãe… Derramou então a sua vida dupla entre mar e montanha, Europa e África, em palavras poéticas, fundas, sentidas, em páginas de livros por onde vai mitigando uma sede antiga...

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade do Porto, e em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela Universidade Aberta.

Para além da atividade docente - como professora do Ensino Secundário, desde 1976, e como professora de Língua e Cultura Portuguesas e Lusófonas na Suíça, de 2005 a 2014) -, Olinda Beja é declamadora e dinamizadora cultural / contadora de histórias.

Durante o ano escolar, desloca-se a estabelecimentos de ensino do universo lusófono onde, através de conferências, entrevistas e outras atividades culturais, dá a conhecer as ilhas do cacau e do café,  fazendo a aproximação dos povos que usufruem de uma riqueza cultural em comum – a Língua Portuguesa.  
Acompanhada à viola pelo músico santomense Filipe Santo ou pelo percussionista guineense Carlos Camará, Olinda Beja tem feito recitais de poesia em vários palcos do mundo – Brasil, França, Austrália, Cabo Verde, Espanha, Luxemburgo, Portugal, Suíça, Alemanha (festival internacional de poesia de Berlim 2008) e Timor. 


A sua obra tem sido objeto de estudo em várias universidades, nomeadamente no Brasil, Inglaterra, Alemanha, França, África do Sul e nas escolas portuguesas da Suíça e do Luxemburgo, onde foram adotadas, para leitura integral, as obras “15 Dias de Regresso”(romance) e “Pé-de-Perfume” (contos). Foi convidada a levar “Um Grão de Café” ao Salão do Livro/Festival das Migrações (março/2015), no Luxemburgo, seguindo daí para Cabo Verde. 

O seu livro de contos “Histórias da Gravana” foi nomeado como finalista para o grande Prémio Literário PT 2012. 



Obras publicadas

Bô Tendê? (poemas) 1992. C.M.Aveiro, 
3ª Ed. 

Leve, Leve (poemas) 1993. C. M. Aveiro, 
3ª Ed.

15 Dias de Regresso (romance) 1994. 4ª Ed. (Pé-de-Página Editores 2007)

No País do Tchiloli (poemas) 1996. C. M. Aveiro

A Pedra de Villa Nova (romance) 1999. Palimage Editores

Pingos de Chuva (Conto) 2000. Palimage Editores

Quebra-Mar (poemas) 2001, Palimage Editores, 2ª Ed.

Água Crioula (poemas) 2002. Pé-de-Página Editores

A Ilha de Izunari (conto) 2003. S.T.P. Instituto Camões

Pé-de-Perfume (contos)  Prémio Bolsa de Criação Literária 2004, 3ª Ed.

Aromas de Cajamanga (poemas) 2009. Editora Escrituras, S. Paulo, Brasil

O Cruzeiro do Sul (poemas) 2011. Livro bilingue (Português e Espanhol), Pontevedra 

A Casa do Pastor (contos) 2011. Chiado Editora, Lisboa. Traduzido para Inglês por Ann Morgan

Histórias da Gravana (contos) Prémio Bolsa de Criação Literária 2008. S. Paulo, Brasil, outubro 2011. Editora Escrituras. Obra finalista do Prémio Literário Portugal/Telecom 2012

Um Grão de Café (conto infanto-juvenil) 2013.


Sem comentários: