"E se fosse eu? Fazer a mochila e partir" vai pôr os jovens na situação de quem foge da guerra na Síria.
No próximo dia 6 de abril, no primeiro tempo da manhã, as escolas são convidadas a trabalhar a questão dos refugiados. Nesse dia, os alunos serão incentivados a trazer uma mochila e a colocar dentro dela os objetos que levariam com eles "caso tivessem que deixar tudo e partir" - Imagina que és um refugiado? O que levarias contigo? Nessa aula especial, sobre a crise dos refugiados, os alunos começarão por ver um vídeo sobre este projeto (podes vê-lo também no final deste post). Em seguida deverão comentar as opções que tomaram quando fizeram a sua mochila e pensar numa forma de acolhimento a refugiados.
Com o apoio da Direção-Geral de Educação (DGE), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a atividade, que surge na sequência do desafio colocado pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, é inspirada num projeto intitulado "What's in my bag?".
http://www.refugiados.pt/
http://www.refugiados.pt/
Se quiseres saber mais sobre a iniciativa, tens um site à disposição, "E se fosse eu?", com materiais para explorar esta questão e explicações sobre como a nossa escola pode aderir à iniciativa.
O Jornalissimo disponibiliza também alguns artigos dedicados à crise dos refugiados, que poderão ser acedidos aqui:
- Como começou a guerra na Síria?
- Como é a vida num campo de refugiados?
- Entrevista: "Quero ajudar os refugiados a contar a história que estão a viver"
- Guia para entender a crise dos refugiados
- Jornalismo Imersivo: quando a tecnologia digital nos põe no local da notícia
Sem comentários:
Enviar um comentário