domingo, 20 de março de 2016

Dia mundial da poesia

 
21 de março
 
"By paying tribute to the men and women whose only instrument is free speech, who imagine and act, UNESCO recognizes in poetry its value as a symbol of the human spirit’s creativity. By giving form and words to that which has none – such as the unfathomable beauty that surrounds us, the immense suffering and misery of the world – poetry contributes to the expansion of our common humanity, helping to increase its strength, solidarity and self-awareness."
Irina Bokova, Director-General of UNESCO
 
 
 
http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001395/139551e.pdf
Recomendações sobre o Ensino da poesia nas escolas secundárias 
Clicar aqui para aceder ao documento


A Poesia reafirma a nossa comum humanidade, revelando-nos que as pessoas, em todo o mundo, compartilham as mesmas perguntas e sentimentos.

A poesia é o esteio da tradição oral e, ao longo dos séculos, pode comunicar os valores mais profundos de diversas culturas.

Na celebração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, a UNESCO reconhece a capacidade única da poesia para capturar o espírito criativo da mente humana.

A decisão de proclamar 21 de março como o Dia Mundial da Poesia foi adotada durante 30ª sessão da UNESCO realizada em Paris em 1999.

Um dos principais objetivos do Dia é apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e oferecer às línguas em perigo a oportunidade de serem ouvidas dentro das suas comunidades.

A observância do Dia Mundial da Poesia também é destinada a promover um retorno à tradição oral de recitais de poesia, para promover o ensino da poesia, restaurar o diálogo entre a poesia e as outras artes como o teatro, dança, música e pintura, apoiar as pequenas editoras e criar uma imagem atrativa da poesia nos meios de comunicação, para que a arte da poesia deixe de ser considerada uma forma ultrapassada de arte, e passe a ser vista como uma arte que permite à sociedade como um todo recuperar e afirmar a sua identidade.
World Poetry Day, 21 March, http://www.un.org/en/events/poetryday/

Sem comentários: