terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher'16




Escultura em papel - trabalho de um aluno de 8º ano da ESCCBVR. Ano letivo 2014/15


Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

"Do teto de vidro ao tapete de cacos"

Como um menino que cresceu na Coreia do pós-guerra, lembro-me de ter perguntado sobre uma tradição que observei: as mulheres em trabalho de parto deixavam os sapatos no limiar da porta e depois olhavam para trás com medo. "Elas estão a pensar se voltarão a calçá-los", explicou a minha mãe.

Mais de meio século depois, a memória continua a assombrar-me. Em partes pobres do mundo de hoje, as mulheres ainda se arriscam a morrer no processo de dar vida. A mortalidade materna é um dos muitos perigos que podem ser evitados. Com demasiada frequência, bebés do sexo feminino são vítimas de mutilação genital. Meninas são atacados no seu caminho para a escola. Os corpos das mulheres são usados como campos de batalha nas guerras. Viúvas são ignoradas e empobrecidas.

Nós só podemos resolver estes problemas através da capacitação das mulheres como agentes de mudança.

Durante mais de nove anos, pus em prática esta filosofia nas Nações Unidas. Temos quebrado tantos telhados de vidro que criámos um tapete de cacos. Agora estamos varrendo as suposições e preconceitos do passado, para que as mulheres possam avançar através de novas fronteiras.





Sem comentários: