terça-feira, 16 de junho de 2015

Livros & Leituras | Learning to combat desertification - a Teacher's Guide

 
 
 
 
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001258/125816e.pdf
 
Faça duplo clique sobre a imagem para aceder ao Guia
 
 
Guia educacional para perceber e combater o fenómeno da desertificação (desenvolvido pela Convenção das Nações Unidas).
 
 
 
No "Foreword" (introdução) deste guia, pode ler-se:

"A desertificação é um problema de larga escala, na medida em que assume tanto dimensões naturais como humanas. Implica a degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais que conduzem à pobreza e à fome por todo o lado. Combater a desertificação é contribuir para a irradicação da pobreza. Cada um de nós pode envolver-se, à sua dimensão, no combate à desertificação. As crianças, que são particularmente recetivas e demonstram um interesse espontâneo por questões relacionadas com a natureza e o ambiente podem constituir a linha da frente do combate coletivo. Para as ajudar a compreender melhor os problemas ambientais e estimular a procura de possíveis soluções, o sistema educativo deveria promover a noção de desenvolvimento sustentável. Destinado a educadores e alunos do 1º Ciclo, o presente guia / kit educativo pretende clarificar o conhecimento científico sobre a desertificação. [...]
 
Esperamos que ele possa ser um contributo útil para os esforços em curso por parte da comunidade internacional no combate à desertificação, um fenómeno que pode ser contido, e que a responsabilidade coletiva possa ser compreendida e aceite. A fome e a pobreza não são inevitáveis.

Concedamos à geração presente e às vindouras os meios para se preservarem a si mesmas.


Koïchiro Matsuura (Diretor geral da UNESCO) e Hama Arba Diallo (Secretário Executivo da UNCCD) em Foreword. Learning to combat desertification - a Teacher's Guide. Bona e Paris: Secretariado da UNCCD e UNESCO, 1997 (tradução da nossa responsabilidade).
 
 
 

 

Sem comentários: