terça-feira, 16 de junho de 2015

Dia mundial de combate contra a desertificação



 
 
 
  
 
Slogan do Dia mundial de combate contra a desertificação
 
 
 
 
 
FACTOS E NÚMEROS
 
 
• 2,6 bilhões de pessoas dependem diretamente da agricultura, mas 52% das terras utilizadas para a agricultura são moderada ou severamente afetadas pela degradação do solo.

• A degradação do solo afeta 1,5 bilhões de pessoas no mundo.

• A perda de terras aráveis ​​é estimada em 30 a 35 vezes a taxa histórica.

• Devido à seca e desertificação, perdem-se todos os anos 12 milhões de hectares de terras (23 hectares / hora !), onde poderiam ser cultivados 20 milhões de toneladas de grãos.

• 74 % dos pobres (42 % dos muito pobres e 32 % dos moderadamente pobres) são diretamente afetados pela degradação do solo a nível mundial.
 
 
 
 
 © PDPhoto.org. Desert flower
 
 
 
A desertificação: o que é?


A desertificação é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. No entanto, a maioria das pessoas ainda não ouviu falar dele ou não sabe o que significa.

Embora a desertificação possa incluir a invasão de dunas de areia terra a dentro, não se refere ao avanço dos desertos. Pelo contrário, é a persistente degradação dos ecossistemas das terras secas pelas atividades humanas - incluindo a agricultura não sustentável, a mineração, o sobrepastoreio e o corte raso de terra - e pelas alterações climáticas.

 

Causas:
 
 
A desertificação ocorre quando:

• a cobertura de árvores e plantas que se liga ao solo é removida;

• as árvores e arbustos são arrancadas para lenha e madeira, ou para limpar a terra para o cultivo;

• os animais come, as gramíneas e corroem o solo com os seus cascos;

 • a agricultura intensiva esgota os nutrientes no solo;

 A erosão eólica e hídrica agravam os danos, drenando o solo e deixando para trás uma mistura altamente infértil de poeira e areia.

É a combinação de todos estes fatores que transforma terras degradadas em deserto.

 
Impactos:

A desertificação é um problema global, com graves implicações a nível mundial para a biodiversidade, a eco-segurança, a erradicação da pobreza, a estabilidade socioeconómica e o desenvolvimento sustentável.


As terras áridas são já frágeis. Como elas se tornam degradadas, o impacto sobre as pessoas, os animais e o ambiente pode ser devastador. Cerca de 50 milhões de pessoas podem ser deslocadas dentro dos próximos 10 anos, como resultado da desertificação.


A questão da desertificação não é nova - desempenhou um papel significativo na história da humanidade, contribuindo para o colapso de vários grandes impérios e o deslocamento das populações locais -, mas hoje, o ritmo de degradação da terra arável é estimada em 30 a 35 vezes a taxa histórica.


Desertificação e pobreza

 Cerca de dois bilhões de pessoas dependem dos ecossistemas em áreas de sequeiro, 90% das quais vivem em países em vias de desenvolvimento.

A espiral descendente é criada em muitos países subdesenvolvidos, onde o elevado número de habitantes causa pressão para explorar as terras secas para agricultura. Estas regiões marginalmente produtivas são sobrepastoreadas, a terra está exausta e as águas subterrâneas estão esgotadas.

Quando as regiões rurais se tornam incapazes de sustentar a população local, o resultado são as migrações em massa para as áreas urbanas.

O aumento da frequência e a gravidade das secas resultantes das projeções relativas às alterações climáticas são suscetíveis de agravar ainda mais a desertificação.

 


Distribuição das zonas secas no mundo

 

 

A situação em Portugal:

 

 
 
 

 
 
 
O que pode ser feito:


• A reflorestação e a regeneração das árvores;

• A gestão da água - poupança, reutilização, tratamento, aproveitamento de águas pluviais, dessalinização ou uso direto da água do mar para plantas que gostam de sal;

• A fixação ao solo através do uso de cercas de areia , cintos de abrigo, bosques e quebra-ventos;

• O enriquecimento e hiperfertilização do solo por meio de plantio;

• A promoção do crescimento de árvores nativas através da poda seletiva dos rebentos de arbustos. Os resíduos de árvores podadas podem ser usados para fornecer matéria vegetal para os campos, aumentando assim a retenção de água e redução da evaporação.
 
 
Para informação mais detalhada sobre a desertificação ver página da UNESCO relativa ao Dia mundial de combate à desertificação.
 

Sem comentários: