segunda-feira, 27 de abril de 2015

Referencial de aprendizagens | Aprender com a biblioteca escolar






 
 
"A sociedade atual passa por transformações com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos, comunicamos e nos integramos socialmente.
 
Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem‑se na escola, à qual se exige o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média. A natureza destas literacias, presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola e de todos os professores, sendo a biblioteca escolar um recurso privilegiado para o seu exercício. [...]

Tratando‑se de um recurso que se revela fundamental face aos desafios da sociedade atual, pelas condições de espaço e acolhimento, equidade no acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que potencia, é hoje impensável idealizar a escola sem biblioteca escolar.
 
Nas últimas décadas, com a introdução e desenvolvimento das TIC, as bibliotecas escolares viram a sua intervenção e papel reforçados. As tecnologias e a Internet vieram introduzir novas oportunidades de acesso à informação e redefinir as existentes, substituindo condições e modelos de uso e produção do conhecimento. Introduziram ainda novos desafios formativos e pedagógicos a que a escola tem que responder e que decorrem do alargamento das literacias inerentes à aprendizagem e à vida no contexto da Sociedade do Conhecimento."
 
Introdução, in Aprender com a Biblioteca Escolar
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-11-2012. [Consult. 03-07-2015] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial .HTML>
 
 


 Sessão de (In)Formação na Camilo 


http://www.rbe.mec.pt/np4/np4/?newsId=681&fileName=Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf
Fazer duplo clique sobre a imagem para aceder ao documento

 

Sessão orientada pela Dra. Rosário Caldeira, Coordenadora Interconcelhia da RBE 

 

Data / Hora: 29 de abril de 2015 | 15h 00m

 

Local: Sala 6 | Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real

 

Público-alvo: Corpo docente da escola

Sem comentários: