quarta-feira, 22 de abril de 2015

Celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor







© UNESCO

 
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
 



Dia Mundial do Livro 2015. A imagem é da autoria do atelier Silvadesigners



Evento anual, celebrado em todo o mundo, este dia é destinado a promover a leitura e os aspetos culturais do livro. Cria-se assim uma oportunidade para a reflexão sobre as melhores formas de disseminar a cultura da palavra escrita e de garantir a todos o acesso a ela, através de programas de literacia,  de recursos educativos abertos e do apoio à publicação, a livrarias, a bibliotecas e escolas. 





Mensagem da Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor:
"O dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma oportunidade de reconhecer o poder dos livros de mudarem a nossa vida para melhor, de apoiar os livros e aqueles que os produzem.

 Símbolos globais do progresso social, os livros (para aprender e ler) tornaram-se o alvo daqueles que denigrem a cultura e a educação, que rejeitam o diálogo e a tolerância. Nos últimos meses assistimos a ataques a crianças em escolas e à destruição pública de livros pelo fogo. Neste contexto, o nosso dever é claro – devemos duplicar os esforços para promover o livro, a caneta, o computador, e todas as formas de leitura e de escrita, de modo a lutar contra a iliteracia e a pobreza, a construir sociedades sustentáveis, a fortalecer os alicerces da paz."






Sem comentários: