segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dia internacional do desporto para o desenvolvimento e a paz



Cidadania








6 de abril



“Em todas as sociedades, o desporto é um campo de sonhos e uma força para mudanças positivas fabulosas”

 Irina Bokova
Diretora-General da UNESCO


Nelson Mandela disse uma vez que "o desporto tem o poder de mudar o mundo". Hoje, precisamos desse poder mais do que nunca, para fortalecer os fundamentos para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável e uma paz duradoura, neste ano, quando os Estados moldam uma nova agenda de desenvolvimento global sustentável.

Especialmente em tempos turbulentos, o desporto pode ser um poderoso veículo para a inclusão social, a igualdade de género e a capacitação da juventude, com benefícios que vão muito além das razões dos estádios. Não há nada como o desporto para unir mulheres e homens de diferentes culturas em torno dos valores compartilhados de fair play, respeito mútuo e espírito de equipa. O desporto e a educação física são especialmente importantes para os jovens, para a sua saúde e compromisso / empenhamento cívico.
Discurso da Diretora Geral da UNESCO,
por ocasião do Dia mundial do desporto para o desenvolvimento e a paz
 
 


 
 
Sabia que:


Em 2008, 1.533 milhões de pessoas eram insuficientemente ativos fisicamente.

As crianças fisicamente ativas são 15% mais propensas a ir para a faculdade.

As crianças fisicamente ativas são menos propensas a fumar, ficar grávidas, a envolver-se em comportamentos sexuais de risco, ou usar drogas.

As crianças de mães ativas têm duas vezes mais probabilidades de serem ativas.

A inatividade física é responsável por 6% das doenças coronárias, 7% da diabetes tipo 2, e 10% dos cancros de mama e de cólon.

O desporto mobiliza um grande número de voluntários, o desenvolvimento de capacidades e redes de comunicação que são transferíveis para outras áreas de empenhamento social.

O investimento no desporto (tempo, equipamentos, instalações) produz três vezes mais do que o investimento em custos médicos de poupança.

Estima-se que as doenças não transmissíveis (DNT), ligadas à inatividade física, serão a principal causa de morte em África em 2030.

 

Fonte: Designed to Move: a Physical Activity Action Agenda, Nike Inc., 2012; Promoting Quality Physical Education Policy, UNESCO, 2013; Organização Mundial da Saúde

Sem comentários: