segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Encontro com escritores e ilustradores: Cláudia Guedes



Sou uma linda borboleta azul


 
 
 
A autora do conto "Sou uma linda borboleta azul", Cláudia Guedes, esteve na nossa escola, no dia 5 de fevereiro, para apresentar o seu livro aos alunos do 8º ano. Por motivos imprevistos, Margarida Hoc, a ilustradora, não pôde estar presente.
 
Engenheira Florestal de formação, Cláudia Guedes  realizou o estágio final de curso no Parque Natural do Alvão, onde elaborou o Sistema de Informação Geográfica da Carta de Vegetação desta área protegida, e atualmente integra a equipa técnica que implementou o Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real e acompanhou a implementação e desenvolvimento do Serviço de Educação Ambiental de 2010 - 2014 no Departamento de Planeamento e Gestão do Território do Município de Vila Real.

Segundo a autora, quando os seus filhos eram mais pequenos e lhe pediam lhes contasse uma história antes de adormecer, costumava socorrer-se da sua atividade profissional (relacionada com natureza, Parque Natural do Alvão, ecossistemas, espécies em vias de extinção, preservação da biodiversidade, áreas protegidas, ...), para encontrar a matéria narrativa e os ingredientes necessários à efabulação.
 
O conto infanto-juvenil "Sou uma linda borboleta azul", publicado em 2014, teria surgido assim. Com ele, Cláudia Guedes pretende  sensibilizar os jovens para as relações existentes nos ecossistemas e a importância da preservação do meio ambiente.
 
O encontro com a escritora constituiu, sem dúvida, um momento muito agradável para alunos e professores, que ficaram a conhecer melhor a história de sobrevivência da Maculinea alcon (nome científico da borboleta azul) no Parque Natural do Alvão.    
 
Esta atividade, de promoção do livro e da leitura e de articulação curricular, foi realizada colaborativamente com as docentes do grupo setorial de Ciências Naturais de 8º ano,  no âmbito do estudo dos ecossistemas.




 
 





Sem comentários: