segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CNL 9ª ed. | Fase distrital: textos & autores




  
 



Saber + sobre as obras e os autores escolhidos




Título: A Livraria
Editor: Clube do Autor
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 180
 ISBN: 978-972-0-04698-7
Sinopse
Inglaterra, 1959.

Florence Green vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se caracteriza precisamente por aquilo que não tem. Florence decide então, contra tudo e todos, abrir a primeira e única livraria da terra.

Compra um edifício abandonado há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá de enfrentar as pessoas da vila que, de um modo cortês, mas inabalável, lhe demonstram a sua insatisfação com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma menina de dez anos, não deseja sabotar o seu negócio.

Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição de Lolita de Nabokov, a vila sofre um «terramoto» subtil, mas devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria.

A Livraria é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das vicissitudes da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.


Críticas da imprensa

« A Livraria é um romance sábio, tocado aqui e ali por alguma melancolia de um tempo passado, e escrito de maneira tão consistente e vívida, que a mais pequena das cenas se enche de impressões como se fosse insuflada de cores. No final da leitura, o leitor anseia por mais romances desta grande romancista inglesa.» -José Riço Direitinho, Ípsilon, Público

De todos os romancistas da língua inglesa do século XX, Penelope Fitzgerald é indiscutivelmente a maior… Consistente e convincente.» - Spectactor

«Uma narrativa maravilhosa e penetrante.» - Times Literary Supplement


«Um livro original que se lê com muito prazer.» - Financial Times
«Simultaneamente sábio e triste. Um livro vivamente recomendado.» -Library Journal

Sem comentários: