A voz mágica dos antigos contadores de histórias fez-se ontem ouvir na biblioteca da Camilo.
Hábil na instrumentalização da palavra, expressivo no gesto, atento às reações dos seus ouvintes, excelente comunicador e exímio improvisador, o contador de histórias Vítor Fernandes despertou a imaginação criadora nos diferentes grupos que foram passando pela biblioteca e gerou dinâmicas propiciadoras da partilha de experiências/vivências.
Por tudo isto, "Conto 1 Conto" constituiu uma excelente atividade de promoção da leitura e da comunicação oral.
Uma experiência a repetir!
Reportagem fotográfica
De acordo com a calendarização prevista, os alunos do 7º ano (turmas A, B, C, D), 8º (turmas A, B) e 10º ano (turma E) deslocaram-se ontem à biblioteca da Camilo para participar na atividade "Conto 1 Conto".
Sentados no chão, dispostos numa roda, os alunos foram aí desafiados pelo contador de histórias, Vítor Fernandes, a tirar uma tira de papel de uma caixa colocada no centro da roda e a construir uma descrição sugestiva a partir da palavra que aí aparecia escrita. Essa descrição foi melhorada posteriormente após a apresentação de sugestões por parte de todos os presentes.
No final, de cada sessão, foi a vez dos alunos ouvirem Vítor Fernandes contar 1 conto e serem desafiados a passar as suas descrições à escrita e partilhá-las no espaço da biblioteca.
A caixinha das palavras |
Sem comentários:
Enviar um comentário