quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MIBE 2014 | Formação de utilizadores




A tua biblioteca escolar : um mapa de ideias

 

A biblioteca escolar é fundamental para a realização das metas de educação e dos  objetivos da escola e promove-a através de um programa planeado de aquisição e   organização de tecnologia de informação e disseminação de materiais, a fim de  expandir o ambiente de educação de todos os estudantes. Um programa planeado de utilização da informação em colaboração com os professores das aulas e outros educadores é uma parte essencial do programa da biblioteca escolar.

Hannesdóttir, Sigrún Klara - Bibliotecários Escolares: Linhas de Orientação Para os Requisitos de Competência. Holanda: Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas Relatório Profissional da IFLA,Nº41, 1995.



Os docentes que têm uma ideologia educativa mais progressista e aberta costumam ser utilizadores mais entusiastas da biblioteca. Para lá de todas as funções e possibilidades mencionadas acima, podem ainda integrar a biblioteca como um espaço de ensino, e fazendo isto, afastar-se dos métodos de ensino tradicionais. Para tornar os alunos ativos no processo de aprendizagem e desenvolver as suas competências de aprendizagem autónoma, os professores podem cooperar com a biblioteca em áreas tais como:

 
• literacia da informação desenvolvendo nos alunos a curiosidade e educando-os para serem utilizadores de informação críticos e criativos

 • trabalho de projeto e estudos sobre temas

 • real motivação para a leitura com alunos de todos os níveis, individualmente ou em  grupo.
  
Diretrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares, 2002, versão em português (Portugal), 2006, trad. Maria José Vitorino, pp. 17-18. 



Marcador MIBE 2014 da IASL
 
A biblioteca pode ser usada como um ambiente estético, cultural e estimulante que apresenta uma variedade de revistas, romances, publicações e recursos audiovisuais. Podem organizar-se eventos especiais na biblioteca tais como exposições, visitas de autores e dias internacionais da literacia.
 
Se houver espaço suficiente, os alunos podem produzir atuações inspiradas na literatura para pais e para outros alunos, e o professor bibliotecário pode organizar leituras em voz alta e atividades de conto de histórias para os mais novos.
O professor bibliotecário deve ainda estimular o interesse pela leitura e organizar programas de promoção da leitura que desenvolvam o gosto pela literatura. As atividades que se propõem encorajar a leitura envolvem aspetos culturais, bem como de aprendizagem.
Existe uma ligação direta entre o nível de leitura e os resultados da aprendizagem.



Diretrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares, 2002, versão em português (Portugal), 2006, trad. Maria José Vitorino, p. 18












OUTUBRO NA BE: Formação de utilizadores  



Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos das turmas de 7º ano irão fazer uma visita guiada à biblioteca. 

 Nesta visita, para além de ficarem a conhecer as instalações, o modo/regras de funcionamento e os serviços/recursos disponibilizados pela/na BE, os alunos terão ainda a oportunidade de conhecer a página e  blogue da biblioteca, de visitar os Arquivos, onde se encontra o Fundo documental colonial e antigos livros de ponto, de ver a Caixa do Tempo, onde estão guardados textos manuscritos de antigos alunos do “Liceu”, datados de 1879, e de ouvir ler uma das páginas do Diário de uma antiga "Visitadora" do "Liceu", relativa ao ano letivo de 1937-38.



CALENDARIZAÇÃO

TURMA
DIA
HORA
7ºA
24
8h15m
7ºB
23
8h15m
7ºC
7
10h
7º D
9
10h
7ºE
2
10h

Sem comentários: