#mibe #bibliotecas escolares
Como vem sendo habitual, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco participou no Bookmark Exchange Project - um intercâmbio de marcadores de livros com escolas estrangeiras, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela IASL – International Association of School Librarianship.
Neste ano, estiveram envolvidas duas turmas - uma de 7º e outra de 9º ano.
No 7ºB, os alunos produziram marcadores a partir do registo fotográfico de pequenos apontamentos da escola.
A atividade foi realizada na aula de Português e dinamizada pela Professora Elza Pinto.
A professora coordenadora da escola parceira, Dace Purvina, já nos enviou fotografias dos alunos da Laurenču Sākumskola, a trabalharem nos marcadores. Os heróis dos seus livros favoritos foram o seu motivo de inspiração.
No 9º D, os alunos produziram marcadores marcadores de livros na disciplina de Oficina de Gravura a partir do tema “Inteligência Artificial”. Recorreram à reutilização de materiais recicláveis, como esferovite, tetra pak, plásticos, redes e outros elementos do quotidiano, explorando as suas texturas e possibilidades gráficas para criar matrizes de impressão originais. A atividade valorizou a experimentação, a criatividade e a consciência ambiental, evidenciando como os materiais recicláveis podem ganhar uma nova vida em contexto artístico.
Em complemento, os alunos conceberam também uma capa protetora para os marcadores, desenvolvida a partir do tema “Objetos naturais e artificiais”. Esta proposta permitiu relacionar a observação de materiais provenientes da natureza com elementos produzidos pela tecnologia, promovendo uma reflexão visual sobre os contrastes e aproximações entre o mundo natural, o universo artificial e o papel da arte na ligação entre ambos.
A atividade foi dinamizada pela Professora Alcina Gonçalves.
| Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos em Šilutė. |
Sem comentários:
Enviar um comentário