"Da maneira como nos mantemos informados à maneira como tomamos decisões, a inteligência artificial (IA) está a tornar-se omnipresente na nossa economia e na nossa sociedade. Naturalmente, chegou também às nossas escolas. A AI no domínio da educação já não pertence a um futuro distante. Já está a mudar a forma como as escolas, as universidades e os educadores trabalham, bem como a forma como os nossos filhos aprendem. Está a tornar os contextos educativos mais reativos, ajudando os professores a dar resposta às necessidades específicas de cada aluno. Está a tornar-se rapidamente um elemento central em matéria de tutoria personalizada e de avaliação. E está a mostrar cada vez mais o seu potencial para fornecer informações preciosas sobre o progresso dos alunos. O impacto da IA nos nossos sistemas de educação e formação é inegável e aumentará ainda mais no futuro."
A Comissão Europeia lançou o documento intitulado Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem que ajuda as escolas a integrar esta tecnologia em quatro áreas principais:
- criação de sistemas de tutoria inteligentes e individualizados para o ensino dos alunos, apoio aos alunos de forma individualizada;
- apoio aos professores, nomeadamente na avaliação;
- monitorização de alunos e até criação de recursos pedagógicos;
- apoio aos sistemas, como por exemplo na análise dos dados das escolas, no diagnóstico de dificuldade de aprendizagem ou até em serviços de orientação.
Sem comentários:
Enviar um comentário