sábado, 16 de outubro de 2021

Divertimento com sinais ortográficos

 


'O poeta português Alexandre O'Neill (1924-1986) é o autor desta conhecida sequência de poemas-comentário, em tom lúdico, sobre os sinais ortográficos. Apresenta-se uma adaptação em vídeo, seguida da transcrição parcial do poema.'





?

Serás capaz
de responder a tudo o que pergunto?


?

Gosto de quem responde
antes de perguntar...

,

Quando estou mal disposta
(e estou-o muitas vezes...)
mudo o sentido às frases,
complico tudo...


¨
Frequento palavras estrangeiras

Já vivi em saudade,
mas expulsaram-me
(p'ra sempre?...)
da língua portuguesa.


§

Tenho colo de cisne e corpo de hipocampo.


^
Se me puseres
serás a mais bonita das mulheres...


ç

Uma vírgula rebaixada
à condição de cedilha.


!

Não abuses de mim


( )

Quem nos dera bem juntos
sem grandes apartes metidos entre nós!


~

... Desafio um francês a possuir-me
quando estou, por exemplo, em coração...


~

Sou mesmo útil!

.

Que eu saiba
só em Éluard sou único e final.


~

Em certas caligrafias quase voo
como uma andorinha destelhada...


~

Noutras,
sou uma sobrancelha franzida.


:

Introduzimos, por vezes,
frases nada agradáveis...


~

Para ladrar, o cão
não precisa de mim!



?

Como uma orelha, abro-me
sobre um silêncio embaraçado...


-

Que nos separa, Amor, um traço de união?...


...

Em aberto, em suspenso
fica tudo o que digo.

E também o que faço é reticente...




Fonte

O'Neill, Alexandre (2002). Poesias Completas. Lisboa: Assírio & Alvim. 


in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/outros/antologia/divertimento-com-sinais-ortograficos/2660 [consultado em 16-10-2021]



Sem comentários: