segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Da Biblioteca Escolar ao Jornal Público

 





Uma parceria, dois concursos, três registos: reportagem, entrevista, texto de opinião. “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO” é como se chama esta iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola.

Para que entre mais jornalismo nas escolas e a produção jornalística dos alunos tenha mais público.

O que se pretende, a quem se destina, por que razões se impõe? 
Perguntas que ficaram respondidas numa conversa emitida na plataforma de streaming Ao vivo, do jornal Público, hoje, Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, às 14:00.






Assim a Rede de Biblioteca Escolares reforça, em 2021-2022, a parceria com o PÚBLICO na Escola, desafiando as bibliotecas e as escolas a participar em duas novas iniciativas que procuram aproximar ainda mais os jovens da leitura de jornais e, simultaneamente, da escrita.

Aceita o desafio: da tua Biblioteca ao PÚBLICO é o lema que convoca os jovens, do 9.º ao 12.º ano, a participarem num dos concursos:

Jornalistas em Rede – os jovens são convidados a escrever reportagens e entrevistas.

Isto também é comigo! – os jovens leem trabalhos do PÚBLICO (notícias, reportagens, infografias, podcasts) e escrevem um texto de opinião sobre o assunto.

A participação nas iniciativas implica a leitura regular do jornal, impresso ou online. Nesse sentido, a parceria estabelecida prevê condições especiais de assinaturas do jornal PÚBLICO para as bibliotecas escolares, que inclui um plano de acesso até 10 utilizadores, criado especialmente para esta parceria.


Sem comentários: