quinta-feira, 3 de junho de 2021

Guia prático para a restauração dos ecossistemas

 

5 de junho | #DiaMundialDoAmbiente






REIMAGINE. RECRIE. RESTAURE.

Este é o nosso momento.

Não podemos voltar atrás no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar as nossas cidades verdes, renovar os nossos jardins, mudar as nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza.

Vamos ficar ativos, não ansiosos. Sejamos ousados, não tímidos.

Junte-se à #GeraçãoRestauração!


As pessoas e o planeta são tão saudáveis quanto os ecossistemas dos quais todos dependemos. Devolver à vida ecossistemas degradados - por exemplo, plantando árvores, limpando margens de rios ou simplesmente dando espaço para que a natureza se recupere - aumenta os seus benefícios para a sociedade e a biodiversidade. Sem reviver revitalizarmos os ecossistemas, não conseguimos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou o Acordo de Paris. Mas os ecossistemas também são complexos e altamente variados, e sua restauração requer um planeamento cuidadoso e uma implementação paciente.

Para incentivar o renascimento dos ecossistemas em todos os lugares, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou um guia prático para a restauração de ecossistemas. Lançado no início da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, o Manual de Restauração de Ecossistemas fornece uma introdução ao conjunto de ações que podem desacelerar e interromper a degradação dos ecossistemas e promover sua recuperação.


Faça duplo clique



O guia, de 21 páginas, descreve abordagens para restaurar oito tipos principais de ecossistemas - florestas, campos agrícolas, pastagens e savanas, rios e lagos, oceanos e costas, vilas e cidades, turfeiras e montanhas. Descreve também como todas as partes da sociedade - indivíduos, grupos comunitários, empresas e governos - se podem tornar parte da #GeraçãoRestauração


Faça uma viagem pelos ecossistemas e veja por que eles são importantes:

- desertos

- montanhas

- mares

- savana

- florestas

- recifes

- terras de turfas

Sem comentários: