quarta-feira, 30 de junho de 2021

Professor bibliotecário: um profissional em ação

 






O documento Professor bibliotecário: um profissional em ação, elaborado à luz do documento Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027, orienta o trabalho deste profissional para que as bibliotecas escolares sejam estruturas de excelência nas escolas. O objetivo principal do documento é ajudar o professor bibliotecário a identificar áreas de melhoria, investindo num percurso que lhe permita gerir as bibliotecas escolares com proficiência. O documento está organizado em cinco domínios — Liderança, Desenvolvimento Profissional, Ação Pedagógica, Gestão e Serviços, e Avaliação — e respetivos subdomínios e competências. Estas competências — complementares e sem hierarquia entre si — discriminam os conhecimentos, as capacidades e atitudes necessários para o exercício do cargo de professor bibliotecário. 

"O professor bibliotecário é um líder que tem uma visão estratégica e participa na tomada de decisões, designadamente no âmbito do Conselho Pedagógico, ajudando a definir prioridades de atuação, com impactos nas aprendizagens formais e não formais dos alunos, alinhadas com as políticas educativas, a visão e a missão da escola. Enquanto professor e especialista da informação, centra a sua ação na prática pedagógica, que se concretiza através da criação de situações de aprendizagem diversificadas e da dinamização de programas formativos de leitura e de literacias, sempre que possível em situações de coensino, com vista à capacitação dos alunos para o uso crítico e criação de informação e conhecimento.

Coadjuvado por uma equipa multidisciplinar e assistentes técnicos/ operacionais, o professor bibliotecário aplica orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, enquadradas nos princípios internos de cada escola, e contribui para que as bibliotecas sejam inclusivas e se assumam como centros de conhecimento e de lazer ao serviço da comunidade educativa. Num contexto de mudança, estas estruturas são híbridas e adaptam-se a novos desafios: os espaços físicos são flexíveis e convivem com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, a organização de coleções de documentos em formato físico é acompanhada pela curadoria de recursos digitais e o serviço de referência presencial é complementado com o apoio a distância. Estas funções, definidas em legislação própria, exigem profissionais com uma visão holística da educação e que se regem por comportamentos éticos e valores humanistas, como o profissionalismo, o serviço público, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o apreço pela aprendizagem ao longo da vida e pelo acesso à informação como um bem inalienável. 

O desempenho do cargo requer o domínio de competências pedagógicas inerentes à profissão docente e qualificação acrescida, adquirida através de formação superior e/ou formação contínua, em biblioteconomia e ciência da informação, nas áreas de gestão e organização de bibliotecas escolares, gestão da informação, leitura e literatura para a infância e juventude, literacia da informação e dos media, literacia tecnológica e digital e gestão de projetos."

Pode ler o documento na íntegra aqui.

Sem comentários: