segunda-feira, 8 de junho de 2020

O nosso Oceano é o nosso futuro






Peixe-palhaço em anêmona
Peixe-palhaço em anémona. Os oceanos alimentam-nos, regulam o nosso clima e geram a maior parte do oxigénio que respiramos. Apesar da sua importância, estão a enfrentar ameaças sem precedentes como resultado da atividade humana. 
Grant Thomas / Banco de Imagens de Recife de Coral.




Quando pensamos nos riscos à saúde pública, podemos não pensar no oceano. Cada vez mais, porém, a saúde do oceano está intimamente ligada à nossa saúde. Alguns podem surpreender-se ao ler que organismos descobertos em profundidades extremas são usados ​​para acelerar a detecção do COVID-19 e, provavelmente, ainda mais para aprender isso, é o ambiente que pode dar uma solução para a humanidade. 

Esta é uma das múltiplas razões pelas quais devemos celebrar o Dia Mundial dos Oceanos: lembrar a todos o papel principal que os oceanos têm na vida quotidiana. Eles são os pulmões do nosso planeta, fornecendo a maior parte do oxigénio que respiramos. O objetivo do dia é informar o público sobre o impacto das ações humanas no oceano, desenvolver um movimento mundial de cidadãos para o oceano e mobilizar e unir a população mundial num projeto para a gestão sustentável dos oceanos do mundo. Eles são uma importante fonte de alimentos e medicamentos e uma parte crítica da biosfera. No final, é um dia para celebrar mos juntos a beleza, a riqueza e a promessa do oceano.



Sabia?

Os oceanos servem como a maior fonte de proteína do mundo, com mais de 3 bilhões de pessoas dependendo dos oceanos como sua principal fonte de proteína

Mais de três bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para a sua subsistência.

Os oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos, protegendo os impactos do aquecimento global.


medusa

Visite o site oficial do Dia Mundial dos Oceanos da ONU!


logotipo wod



Sem comentários: