sábado, 28 de janeiro de 2017

Projeto Todos juntos podemos ler


Histórias contadas em primeira mão


 http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1857/brochura_digital.pdf
Clicar na imagem para aceder ao documento pdf



A brochura Histórias contadas em primeira mão resulta do trabalho desenvolvido pelos agrupamentos de escolas, no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler. Este projeto decorre de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos/ Direção-Geral da Educação e do Plano Nacional de Leitura. Conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Portugal Telecom. 

O projeto Todos Juntos Podemos Ler surgiu com os seguintes objetivos: 

• Apoiar projetos de leitura inclusiva nas bibliotecas escolares (BE); 

• Desenvolver boas práticas de promoção da leitura; 

• Promover a partilha de recursos e materiais pedagógicos inclusivos. 

O trabalho colaborativo entre os professores bibliotecários e os professores de educação especial, no qual se alicerça todo o projeto, permitiu responder com inovação e eficácia aos desafios lançados pela inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O projeto, iniciado no ano letivo de 2011-2012, abrange 246 escolas de 72 agrupamentos de escolas, 99 professores bibliotecários, 390 professores de educação especial, 687 professores de várias áreas disciplinares e professores titulares de turma, 56 elementos das direções das escolas, 239 técnicos (terapeutas, psicólogos, assistentes operacionais) e cerca de 7000 alunos. Para a presente brochura foi selecionado um conjunto de projetos de diferentes regiões, públicos e contextos, pretendendo-se, assim, constituir uma pequena amostra dos projetos desenvolvidos. 

Rede de Bibliotecas Escolares, "Introdução", Todos juntos podemos ler - Históeias contadas em primeira mão, Lisboa; RBE, 2016, p.7


Sem comentários: