segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

História da Beleza | Umberto Eco

 
 
Na capa: Leonor de Toledo pintada por Bronzino

 
Autor: Umberto Eco
Título: História da Beleza
Editor: Difel
Data de publicação /reimpressão: 2009
Nº Páginas: 438
ISBN: 9789722907163




Perguntai a um sapo o que é a beleza, o verdadeiro belo. Responder-vos-á que consiste na sua mulher, com os seus belos olhos redondos que se projetam para fora da pequena cabeça, o pescoço grosso e achatado, o ventre verde e as costas castanhas. Interrogai o diabo: dir-vos-á que o belo é um par de cornos, quatro patas com garras e um rabo."
 


"Nesta resenha das ideias sobre a Beleza através dos séculos procurar-se-á, antes de mais, identificar os casos em que uma dada cultura ou uma determinada época histórica reconheceram que há coisas que são agradáveis quando as contemplamos, independentemente do desejo que sentimos em relação a elas. Por isso, não partiremos de uma ideia preconcebida de Beleza; antes, passaremos em revista as coisas que os seres humanos (ao longo dos milénios) consideraram belas."

"Este livro parte do princípio de que a Beleza nunca foi algo de absoluto e imutável, mas assumiu rostos diferentes segundo o período histórico e a região; não só no que diz respeito à beleza física (do homem, da mulher, da paisagem), mas também em relação à Beleza de Deus ou dos Santos ou das Ideias... Nesse sentido, respeitaremos muito o leitor. Acontecer-nos-á mostrar que, enquanto num mesmo período histórico, as imagens dos pintores e dos escultores pareciam celebrar um certo modelo de Beleza (dos seres humanos, da natureza ou das ideias), a literatura celebrava outro."

          Umberto Eco, extratos da "Introdução" de História da Beleza

 
 


Tanto no estilo como no aspeto gráfico, História da Beleza foi concebido para um público vasto e diversificado, constituindo uma síntese inédita e multidisciplinar que inclui não só as artes visuais, a arquitetura e o design, mas também a música, a literatura, a dança, entre muitas outras manifestações artísticas.

Em 17 capítulos profusamente ilustrados, Umberto Eco reflete sobre as diversas transformações do conceito de Beleza e os mecanismos que elegeram as diversas tendências do gosto ao longo dos tempos.

Competirá aos leitores, ao percorrer as páginas deste livro, decidir se a ideia de Beleza, através de uma tão grande diversidade de representações, terá mantido algumas características constantes. De qualquer modo, constituirá uma aventura intelectual apaixonante e emotiva.
 


 Crítica da imprensa
"Este livro conta o modo como os homens e as mulheres consideram o belo através dos tempos. [...] Repare-se como nos seus quadros sinópticos, por categorias (da Vénus Nua às Proporções), Eco nos transporta da Vénus de Willendorf, com 25 mil anos, a Diana de Gales, passando por figuras tão convencionais como as Madonnas de Rafael ou tão paradoxais como a Madonna dos nossos tempos, John Kennedy, John Weissmuller (como Tarzan) ou uma espantosa Cleópatra representada por Liz Taylor. [...] Um belo livro sobre a beleza, até porque através dele se percebe até que ponto é contingente o conceito e como esta contingência nos tocou e sempre continua a tocar a todos - sobretudo agora, nesta época de verdadeiro 'panteísmo do belo' (Eco)."
João Mário Grilo, Visão

«Da "Vénus de Willendorf" a Monicca Bellucci; de "S. João Baptista" de Caravaggio a Marlon Brando e David Beckham; da "Anunciação" de Da Vinci a "Marilyn" de Andy Warhol; de "Alexandre Magno" a J. F. Kennedy e aos Beatles; de Nefertiti a Grace Kelly e Lady Diana. Um panorama único das obras maiores da Arte Ocidental. "História da Beleza" vale bem o seu peso em ouro.»
Livres Hebdo
 

Sem comentários: