terça-feira, 17 de março de 2015

O Nome da Rosa em debate




Semana da Leitura
17 de março | 21h |Biblioteca da escola



O Nome da Rosa, de Umberto Eco - o livro, o filme

Apresentação, por professores da escola de diversos departamentos e diferentes áreas de formação - José Luís Pires, Carlos Santelmo e Adelaide Jordão -, de propostas de leitura várias (histórica, arquitetónica e literária)  sobre o livro e o filme de Eco (inserido nas listas do Plano Nacional de Leitura), seguido de debate.

 

Autor: Umberto Eco
Título: O nome da rosa
Editora: Difel
Edição/Impressão: 2004
ISBN: 9789722907248





Sinopse do livro:
Um estudioso descobre casualmente a tradução francesa de um manuscrito do século XIV: o autor é um monge beneditino alemão, Adso de Melk, que narra, já em idade avançada, uma perturbante aventura da sua adolescência, vivida ao lado de um franciscano inglês, Guilherme de Baskerville.
Estamos em 1327. Numa abadia beneditina reúnem-se os teólogos de João XXII e os do Imperador. O objeto da discussão é a pregação dos Franciscanos, que chamam a igreja à pobreza evangélica e, implicitamente, à renúncia ao poder temporal.
Guilherme de Baskerville, tendo chegado com o jovem Adso pouco antes das duas delegações, encontra-se subitamente envolvido numa verdadeira história policial. Um monge morreu misteriosamente, mas este é apenas o primeiro dos sete cadáveres que irão transtornar a comunidade durante sete dias. Guilherme recebe o encargo de investigar estes possíveis crimes. O encontro entre os teólogos fracassa, mas não a investigação.
«Um soberbo milagre da escrita. Um livro que desfolhamos com inabalável prazer, página sobre página, como quem desfolha a rosa, essa flor mística, voluptuosa, de que só possuímos o nome
                                                                                                                                                     Expresso 

«Policial? Suma teológica da “nova Idade Média”? Romance? Sebenta de filosofia medieval? Um tratado de ironia? O que é extraordinário é que O Nome da Rosa é simultaneamente tudo isso e pode ser lido apenas à luz de uma dessas perspetivas. Objeto de culto, este livro é um enorme objeto de prazer. De ler. De rir. De pensar
                                                                                                                                                         Público





O DVD




Um assassino está à solta num mosteiro medieval – e Sean Connery está no seu encalço. É obra do demónio! Sussurram alguns quando uma série de bizarras mortes se abatem sobre um mosteiro do século XIV. Outros associam as mortes com o Livro das Revelações. Mas o Frade William of Baskerville tem outra opinião. Ele tenciona descobrir o assassino utilizando a dedução e a observação - as armas de um herege.

Distinguido com o prémio de Melhor Ator pela Academia Britânica, Sean Connery é o astuto Irmão William nesta fascinante adaptação do êxito de Umberto Eco. Christian Slate interpreta Adso, o jovem e inexperiente assistente de William, prestes a atravessar um despertar sexual e intelectual singular. F. Murray Abrahams é a arrogância feita homem no papel do Inquisidor-Mor. O realizador Jean-Jacques Annaud filmou este enigmático mistério no verdadeiro mosteiro do século XII onde sombrias figuras encapuçadas tudo vigiam como gárgulas.

Sem comentários: