sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia da livraria e do livreiro












LIVREIRO DA ESPERANÇA

 
Há homens que são capazes

duma flor onde 

as flores não nascem. 

Outros abrem velhas portas 

em velhas casas fechadas há muito 

Outros ainda despedaçam muros 

acendem nas praças uma rosa de fogo. 

Tu vendes livros quer dizer 

entregas a cada homem 

teu coração dentro de cada livro.


                                                Manuel Alegre
 




No próximo domingo, dia 30, celebra-se o Dia da Livraria e do Livreiro. Ora, quem visita regularmente este blogue é porque gosta de livros, e quem gosta de livros gosta geralmente de livrarias (embora atualmente os possa comprar em outros sítios, incluindo bombas de gasolina e supermercados); se gosta de livrarias e as frequenta há muito, é natural que tenha conhecido livreiros interessados que, num dia especial, ou desde sempre, fizeram toda a diferença.
 
Eu, por exemplo, recordo-me de, com os meus dezassete anos, ter conversas muito interessantes com um livreiro sobre alguns autores que andava a descobrir; e de, já a trabalhar na edição, conhecer outros que sabiam imenso de literatura universal e me ensinaram coisas que ignorava.
 
E ainda hoje conheço livreiros fantásticos que sabem o que são e onde estão os livros que procuramos (e são inteiramente diferentes daqueles que têm conhecimentos informáticos e nos tentam ajudar, mas nem sempre conseguem por nem saberem digitar o nome do autor).
 
Pois bem, hoje sugiro uma visita à livraria e a compra de um livro neste dia tão apropriado.
 
Boas leituras!
 
Publicado por Maria do Rosário Pedreira, em http://horasextraordinarias.blogs.sapo.pt/dia-da-livraria-e-do-livreiro-272022
 

Sem comentários: