quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CNL 9ªed - 1ª fase: obras selecionadas

 
 
 
 
 
 




CNL (1ª fase)|Calendarização

  • prazo limite de inscrição: 12 de dezembro de 2014
  • prova escrita de seleção: 8 de janeiro de 2015
  • prova oral: em data a marcar, entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2015
  • divulgação da lista dos alunos apurados (três do 3º Ciclo e três do Ensino Secundário): até 22 de janeiro de 2015.


 
 
Obras selecionadas
Nesta primeira fase de seleção, os candidatos deverão ler uma das seguintes obras:


3º Ciclo do Ensino Básico
 
MAGALHÃES, Ana Maria e ALÇADA, Isabel. Missão Impossível.  
Lisboa: Fundação Jorge Álvares, 2014.  Depósito legal nº 371 745/14
Nº Páginas - 96 . Edição não comercial.
 
 
 
 
Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada em 1552 pelo explorador português Jorge Álvares (o primeiro europeu a portar na China, por mar, e a visitar o território que é atualmente Hong Kong), Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada,  desenvolvem no livro Missão Impossível, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.
A garrafa que serviu de ponto de partida para a escrita de Missão Impossível é, hoje, propriedade da Fundação Jorge Álvares e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.
 
 
 
VIEIRA, Alice. Um fio de fumo nos confins do mar. Lisboa: Caminho, 2011.
ISBN 9789722123969
Nº Páginas  - 152
 
 
 
Alice Vieira oferece-nos uma história atualíssima, em que a crítica mordaz é pontuada pelo seu humor, capacidade de construção de personagens e talento de fina observadora. Magnífico!

Ver o livro por dentro aqui



STEINBECK, John  - Ratos e homens. Lisboa: Livros do Brasil, 20011. 
ISBN 978 9897110054
Nº Páginas - 104




É um dos mais belos textos de John Steinbeck (1902-1968), um dos maiores romancistas do século XX, e até hoje um dos livros mais lidos do autor.
 Ratos e Homens conta a história de dois pobres diabos, George e Lennie, que vivem de trabalhos episódicos e sonham com uma vida tranquila, com a hipótese de arranjar uma quinta em que possam dedicar-se à criação de coelhos. George é quem lidera, é aquele que toma as decisões e protege o seu amigo, sem no entanto deixar de depender da amizade e da força de Lennie. Este é um gigante simpático, dotado de um físico excecional, mas mentalmente retardado. E ambos acabam por envolver-se em mil e uma complicações... 
 Adaptado ao teatro e várias vezes ao cinema, Ratos e Homens constitui uma fábula sobre a amizade e o sonho americano.




Ensino Secundário

TAMARO, Susana. Para sempre. Lisboa: Presença, 2011.
ISBN 9789722346580
Nº de Páginas - 160





Desde Vai Aonde Te Leva o Coração, longseller publicado em Portugal em 1995 pela Editorial Presença, que Susanna Tamaro não escrevia uma história de amor tão rica, intensa e poética como esta. Esta é a história de Matteo, um homem que depois de perder a mulher e os filhos, um deles ainda na barriga da mãe, num trágico acidente de automóvel, entra numa espiral de autodestruição e isolamento. Escrito numa prosa simples, Para Sempre leva o leitor em busca de uma razão para tamanha dor e sofrimento.

 Leia aqui as primeiras páginas de Para Sempre






AGUALUSA, José Eduardo. Um estranho em Goa. Lisboa: Cotovia, 2007.
ISBN  9789727952014
Nº de Páginas - 172



 
«Um Estranho em Goa é uma pequena maravilha. Assim entrei em Goa. Este livro mistura a literatura de viagens com uma aventura exótica, uma espécie de mistério que o autor não deslinda mas que lhe serve de ponto de apoio para mover personagens que enlaçam a Índia com Portugal e o Brasil. Goa e Luanda, Lisboa e Rio de Janeiro. À Goa de Agualusa, tão bem vista e descrita, tão bonita, e o Brasil dele, ou a melancolia angolana, enlaçam emoções e estabelecem uma pátria espiritual onde todos nós, portugueses da língua, nos reconhecemos. Sem carregar a prosa com pretensa literatice, comovendo sem ornamento, fazendo poesia ao de leve, abraçando a delicadeza e a estranheza do mundo, Agualusa fez-me viajar com palavras. Estou agradecida ao escritor.»

Clara Ferreira Alves, Expresso

Ouvir aqui um extrato da obra.







AMARAL, Domingos. Verão Quente. Lisboa: Casa das Letras, 2012.
ISBN97889724620961
Nº de Páginas - 320




Em 1975, no auge do Verão Quente, com Portugal à beira de uma guerra civil, Julieta é encontrada inanimada e cega, depois de cair pela escada, na sua casa de família na Arrábida. E, num dos quartos do primeiro andar, são descobertos, já mortos, o seu marido, Miguel, e a sua irmã, Madalena. Seminus e ambos atingidos com duas balas junto ao coração, as suas mortes levam o tribunal a condenar Julieta pelo duplo homicídio.
Vinte e oito anos depois, em 2003, a cegueira traumática de Julieta desaparece e ela volta a ver. Começa também a recordar-se de muitos pormenores daquela tarde trágica em que aconteceu o crime, e em conjunto com Redonda, a sua bonita filha, e o narrador da história, vão tentar reconstituir e desvendar o terrível segredo da Arrábida, que destruiu aquela família para sempre.
Quem matou Miguel e Madalena e porquê? Será que eles eram mesmo amantes, como a polícia suspeitou? Será que Julieta descobriu a traição infiel do marido e da irmã? Ou será Álvaro, ex-marido de Madalena e um dos «Capitães de abril», o mandante daquele crime?








Sem comentários: