domingo, 22 de dezembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura | Obras selecionadas


Mais uma obra selecionada para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.


A prova de seleção é já dia 8 de Janeiro de 2014 




Boas Férias Miguel!, de Maria Teresa Maia Gonzalez




Coleção: Estrela do Mar
Nº na Coleção: 93
Data 1ª Edição: 15/08/2006
Nº de Edição: 2ª
ISBN: 978-972-23-3636-9
Nº de Páginas: 96
Dimensões: 135x205mm
Peso: 176g



          Era o primeiro dia do mês de Agosto. Ao contrário dos anteriores, estava nublado e custava um pouco a respirar, pois o ar estava tão pesado como o céu e o coração de Miguel ao sair do carro do pai, naquela sexta-feira que tinha tudo para lhe parecer azarada.
          — Vai buscar a tua mala, filho. Com um corpo desses ainda esperas que seja eu a carregá-la por ti?! Já tens quinze anos, que diabo!...
          O pai falara num tom que denotava alguma ansiedade. De facto, desde que marcara a data do seu segundo casamento, mostrava-se, a um tempo, eufórico e nervoso. Talvez tivesse sido o nervosismo que o fizera enganar-se na idade do filho, que só completaria os quinze anos dentro de três semanas. Fosse como fosse, o Miguel não comentou o erro, apenas baixou a cabeça e, lentamente, dirigiu-se para o porta-bagagens, sem qualquer vontade de se mexer.


... Assim se inicia esta narrativa.              
Se pudesse, Miguel teria hibernado o mês de Agosto inteirinho, só para não passar pela tremenda seca que iam ser as suas férias, as piores de sempre, tinha a certeza disso!... O pai ia em lua-de-mel para o Brasil com a sua segunda mulher, a mãe vivia agora nos Açores com a nova família, e ele ia ser despachado para o meio do Alentejo, para o monte de uma tia que nunca tinha visto. Para cúmulo, o aniversário dos seus quinze anos ia calhar exatamente por aqueles dias...                         



Sobre a autora




Maria Teresa Maia Gonzalez, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas,  é uma das mais vendidas e prestigiadas escritoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes.
É coautora da coleção “O Clube das Chaves”, da qual já se publicaram 21 volumes, e de inúmeras outras obras, incluindo vários títulos premiados. A Lua de Joana, o seu maior sucesso editorial, já vai na 16 edição e nos 220 000 exemplares vendidos.

Sem comentários: