domingo, 22 de dezembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura






A Lua não está à venda, de Alice Vieira

(mais uma obra selecionada para o CNL 2013/14)






Lua, mais precisamente a Lua Cheia, é o nome de um café de bairro,  ponto de reunião e convívio de diversas figuras das redondezas, cuja proprietária é D. Estrela, uma senhora viúva, mãe de Júlia. Mas lua simboliza também o que pertence ao sonho em cada vida.

A narração dos acontecimentos ligados à venda do pequeno café e às histórias e sonhos dos seus fregueses habituais (jovens e adultos) que vivem no mesmo bairro lisboeta surge entrelaçada por uma outra narração em itálico, uma espécie de monólogo interior de uma personagem feminina, a professora Beatriz, também ela uma assídua frequentadora do café. Esse monólogo é construído enquanto ela vigia um teste dos seus alunos.

  Um livro sobre a solidão, mas também sobre a boa vizinhança e sobre o único modo como as pessoas vulgares conseguem sobreviver: com a cabeça cheia de sonhos e projetos. 



Sobre a autora


Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens. Várias das suas obras estão publicadas no estrangeiro.
Em 1979, recebeu o Prémio do Ano Internacional da Criança, com Rosa, Minha Irmã Rosa, em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, ganhou o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.



Sem comentários: