quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Ecrãs e tecnologias digitais




Tecnologia, Iphone, Ilusão, Montagem

 
 
Nos dias de hoje, é praticamente impossível passarmos um único dia sem olhar para ecrãs. Estão em todo o lado: nas televisões que temos em casa, nos smartphones que utilizamos para quase tudo – desde falar com familiares e amigos/as, fazer compras, ler notícias ou até saber mais sobre o trânsito ou a meteorologia –, estão nos supermercados e nas lojas, nas consolas que os/as nossos/as filhos/as usam para jogar e, ainda, para alguns/algumas de nós, fazem parte dos computadores que, diariamente, utilizamos no trabalho.

Efetivamente, há diferentes tipos de tecnologias com as quais interagimos diariamente e que se distinguem pelas suas funções: 
Televisão. Todos sabemos o que é. No início, quando apareceu, era a “preto e branco”, hoje pode transmitir imagens a cores e bastante realistas. É um dos principais meios de informação, permite aceder a notícias, mas permite também assistir a programas educativos e de entretenimento. As smartTV’s são televisões mais recentes que permitem fazer pesquisas online e utilizar plataformas de streaming de séries e filmes. 
Computadores. Podem ser fixos ou portáteis, e permitem fazer pesquisas online, escrever texto, criar e guardar ficheiros, comunicar através de plataformas ou por e-mail e, entre tantas outras funcionalidades, jogar videojogos. Mais recentemente, os tablets surgem como versões mais pequenas e móveis, inclusive, utilizam-se através de um ecrã táctil. Ainda assim, quer os computadores, quer os tablets são demasiado grandes para os levarmos nos bolsos. 
Telemóveis. Têm os recursos básicos de comunicação, ou seja, podemos fazer chamadas telefónicas e enviar mensagens de texto. Têm também algumas funcionalidades simples, por exemplo, calculadora, agenda, câmara fotográfica ou jogos mais básicos (tetris; snake, etc). 
Smartphones. Hoje, praticamente todas as pessoas têm um (5 em cada 6 telemóveis em uso são smartphones). São diferentes dos telemóveis porque combinam as funções de um telemóvel vulgar com as de um computador com acesso à Internet, permitindo fazer pesquisas online, jogar jogos, instalar as mais variadas aplicações (de compras, de bancos, de exercício, etc.) e utilizar Redes Sociais. Como os utilizamos todos os dias e os levamos para todo o lado, funcionam, por vezes, como uma extensão do nosso corpo. 
Redes Sociais. São serviços na Internet que permitem construir um perfil pessoal e estabelecer contacto com outras pessoas. O perfil pode conter dados biográficos e interesses pessoais, sendo possível partilhar diversos conteúdos – ideias, opiniões, fotografias, vídeos e muitas outras informações. As Redes Sociais mais utilizadas são o Youtube, o Facebook, o X (antigo Twitter), o Whatsapp, o Instagram e o Tik-Tok. Algumas são especialmente utilizadas por pessoas que jogam videojogos, por exemplo, o Discord. 
Videojogos. São jogos que se usam através de dispositivos com ecrã. Podem ser jogados em computadores, em consolas que se ligam à televisão (Playstation; X-BOX), em consolas portáteis (Nintendo) ou em aplicações de smartphone. Podem ser jogados offline ou online (por exemplo, o famoso jogo Fortnite). Quando se jogam online, os videojogos permitem que vários jogadores joguem simultaneamente e contactem uns com os outros. 
 
 
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) divulgou, recentemente, um conjunto de recomendações para uma utilização segura dos ecrãs e das tecnologias digitais e disponibiliza documentos destinados às diferentes faixas etárias.
 

Vamos falar sobre ecrãs e tecnologias digitais - Informação para pais, mães e cuidadores


Sem comentários: