"[…] as literacias da informação e dos média continuam a ser consideradas competências basilares, na medida em que formam os cidadãos para a busca, a avaliação e o uso crítico da informação, assim como para a criação e divulgação de nova informação, de acordo com os objetivos pessoais, sociais e educativos de cada um. As literacias da informação e dos média representam para o século XXI o mesmo que a literacia representou para o século anterior, uma vez que a qualidade da informação a que acedemos determina em grande parte as nossas escolhas e ações, incluindo a nossa capacidade para usufruir das liberdades fundamentais e para investir no sucesso pessoal.
Neste contexto, a biblioteca escolar assume, de acordo com as diretrizes da IFLA, entretanto atualizadas em 2015, um papel fundamental na escola através do apoio pedagógico que presta aos alunos no desenvolvimento de competências que os capacitam para a avaliação e a utilização ética e autónoma da informação, independentemente do suporte e meio de difusão. Este papel é validado legalmente, no nosso país, pela Portaria n.º 192-A/ 2015 de 29 de junho (2015), segundo a qual o professor bibliotecário, de acordo com as funções que lhe são atribuídas, deve “apoiar as atividades curriculares e favorecer o desenvolvimento dos hábitos e práticas de leitura e das literacias da informação e dos média, trabalhando colaborativamente com todas as estruturas do agrupamento de escolas ou escola não agrupada” (p.2)."
Literacias como disciplina de Oferta Complementar. In Fernandes, Domingos, Lobo, Aldina (coord.). DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender. Conselho Nacional de Educação (CNE). Dezembro 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário