Projeto BYOU
Grita, diz, faz, expressa-te!
Está dado o mote para o início da campanha “Expressa-te”. Esta é uma iniciativa do projeto de investigação bYou, que convida, até março de 2024, todas as crianças e os jovens com não mais de 18 anos a fazerem ouvir a sua voz através de conteúdos sobre os assuntos que os preocupam ou lhes interessam. Os trabalhos enviados serão publicados no Mural de Expressões online, disponível em muralbyou.pt, e uma seleção desses conteúdos será objeto de uma exposição física em Braga.
Vídeo, podcast, fotografia, desenho, pintura, texto, poema, dança, música: todas as formas de expressão são bem-vindas. O bYou quer conhecer a importância dos vários media no dia-a-dia dos mais novos e ouvi-los sobre os assuntos que mais os motivam ou preocupam. O bYou quer, por isso, escutar as crianças e os jovens nos seus próprios termos.
Há três condições essenciais para a participação na campanha “Expressa-te”:
- ter até 18 anos;
- proteger a identidade dos participantes durante a criação dos conteúdos;
- não usar recursos sujeitos a direitos de autor ou de propriedade intelectual.
De acordo com Sara Pereira, investigadora responsável do bYou, a campanha Expressa-te “faz parte da segunda fase do projeto, ligada à participação e à expressão das crianças. Tem como objetivo levar a que usem os media, a que usem as tecnologias para se expressarem sobre os mais variados assuntos”.
O Mural de Expressões dá forma a este propósito: segundo Daniel Brandão, co-investigador responsável do bYou, “o mural e a campanha Expressa-te são uma forma de pôr em ação o direito consagrado à participação” dos jovens, tal como consta na Convenção dos Direitos das Crianças.
Para além do Mural de Expressões, o Mural bYou apresenta um conjunto de cartões temáticos para recolher opiniões breves dos jovens, bem como diferentes quizzes sobre os media e os direitos e cidadania dos mais novos.
A campanha “Expressa-te” e o Mural de Expressões são iniciativas do projeto de investigação bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e no MILObs: Observatório sobre Media, Informação e Literacia, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020). O projeto pretende escutar e dar a voz a crianças e jovens com o intuito de conhecer e problematizar a relação e as práticas dos mais novos com os meios de comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário