terça-feira, 21 de junho de 2022

Quando o solo pede ajuda

 

Dia mundial de combate à desertificação e à seca






Em Faux-Cap, Madagascar, as dunas e os ventos fortes ameaçam as plantações. Com armas mais verdes, os seus habitantes trabalharam durante 120 dias para garantir 75 hectares de dunas. Uma vez resolvido, o risco acabou.
FOTO: PNUD Madagascar








A desertificação é a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas. É causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas. A desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes. Isso ocorre porque os ecossistemas de terras secas, que cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis ​​à superexploração e uso inadequado da terra. Pobreza, instabilidade política, desmatamento, pastoreio excessivo e más práticas de irrigação podem minar a produtividade da terra.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é observado todos os anos para promover a consciencialização pública sobre os esforços internacionais para combater a desertificação. O dia é um momento único para lembrar a todos que a neutralidade da degradação da terra é alcançável através da resolução de problemas, forte envolvimento da comunidade e cooperação em todos os níveis.

O assunto requer ainda mais atenção agora. Quando a terra se degrada e deixa de ser produtiva, os espaços naturais deterioram-se e transformam-se. Assim, as emissões de gases de efeito estufa aumentam e a biodiversidade diminui. Isso também significa que há menos espaços selvagens para amortecer zoonoses, como o COVID-19, e nos proteger de eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades de areia e poeira.



DESERTIFICAÇÃO

Sabia que...

  • A perda de terras aráveis ​​é estimada em 30 a 35 vezes a taxa histórica.
  • Devido à seca e desertificação, 12 milhões de hectares são perdidos a cada ano (23 hectares por minuto). Num ano, 20 milhões de toneladas de grãos poderiam ter sido cultivadas.
  • 74 por cento dos pobres são diretamente afetados pela degradação da terra em todo o mundo.
  • A perda e a deterioração do habitat, em grande parte causadas por ações humanas, reduziram a integridade global do habitat terrestre em 30% em relação a uma linha de base não afetada.

Fonte: Objetivo de desenvolvimento sustentável 15, ONU


Sem comentários: