sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia

 








A poesia reafirma a nossa humanidade comum, revelando-nos que os indivíduos, em todas as partes do mundo, compartilham as mesmas questões e sentimentos. A poesia é o esteio da tradição oral e, ao longo dos séculos, pode comunicar os valores mais íntimos de diversas culturas.

Ao comemorar o Dia Mundial da Poesia, 21 de março, a UNESCO reconhece a capacidade única da poesia de capturar o espírito criativo da mente humana.

A decisão de proclamar 21 de março como o Dia Mundial da Poesia foi adotada durante a 30ª sessão da UNESCO realizada em Paris, em 1999.

Um dos principais objetivos do Dia é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer às línguas em perigo a oportunidade de serem ouvidas nas suas comunidades.

A observância do Dia Mundial da Poesia também visa encorajar um retorno à tradição oral dos recitais de poesia, para promover o ensino da poesia, para restaurar o diálogo entre a poesia e as outras artes, como teatro, dança, música e pintura, e para apoiar pequenas editoras e criar uma imagem atrativa da poesia nos meios de comunicação, para que a arte da poesia não seja mais considerada uma arte ultrapassada, mas que permite à sociedade como um todo recuperar e afirmar a sua identidade.

UNESCO



Sem comentários: