quarta-feira, 3 de março de 2021

Como parar a desinformação em tempo de coronavirus

 

Saiba como identificar conteúdo não verificado que recebe no seu telemóvel e evite espalhar informações nas redes sociais que não foram verificadas por fontes confiáveis. 

É responsabilidade de todos evitar a disseminação de informações não confiáveis. 





A pandemia COVID 19 possui uma particularidade que a diferencia das crises de saúde anteriores que assolaram o mundo: o papel das redes sociais e o seu impacto nas populações em todo o mundo.

Poderosas plataformas digitais têm o poder de circular informações valiosas e atualizações de notícias em questão de segundos, em todo o mundo. Dentro da mesma capacidade, essas ferramentas também são capazes de fazer circular conteúdo falso ou enganoso que pode ameaçar o bem-estar das populações. É importante verificar as informações o mais rápido possível.

Com um simples clique, a partilha de informações não verificadas alimenta a rede enganosa e alimenta a desinformação, que é altamente perigosa para as populações de todo o mundo. Isso representa um risco para aqueles que decidem agir contra o coronavírus com base em mensagens falsas ou enganosas. Apoiar e cuidar de outras pessoas significa mais do que apenas cumprir os regulamentos sanitários sugeridos pelas diversas autoridades de cada país.

Para a UNESCO, responsabilidade cívica e garantia de acesso à informação significam cuidar de informações de qualidade. Promova hábitos que protejam o fluxo responsável de dados no mundo digital. Preste atenção ao conteúdo que cada pessoa recebe e replica dos seus telemóveis, na formas de áudios, texto ou notícias aparentemente jornalísticas. Mantenha a calma diante do bombardeamento de informações e seja cauteloso, partilhe apenas o conteúdo verificado por fontes confiáveis de informação. E, acima de tudo, promova essa consciencialização.

A UNESCO convida os media, jornalistas, agências governamentais, sociedades civis organizadas e influenciadores digitais a partilhar entre os seus contactos as práticas que promovem a gestão da verificação do conteúdo que circula nas redes sociais.


Desinformação: uma arma secreta em tempos de pandemia. (2020). Retrieved 3 March 2021, from https://pt.unesco.org/news/desinformacao-uma-arma-secreta-em-tempos-pandemia


Sem comentários: