domingo, 3 de fevereiro de 2019

Manual de Catalogação de Imagens em Movimento








O Manual de Catalogação de Imagens em Movimento da FIAF (2016), publicado pela Comissão de Documentação e Catalogação da FIAF (CDC), pode ser acessado gratuitamente em formato PDF AQUI. Esta é uma versão nova, melhorada e corrigida, do arquivo PDF da versão publicada em maio de 2016. A versão em papel do Manual foi publicada em outubro de 2016 e está disponível para compra através da Secretaria da FIAF ou Indiana Imprensa universitária.

O Manual de Catalogação de Imagens em Movimento da FIAF é o resultado de muitos anos de trabalho e colaboração com vários profissionais no campo da imagem em movimento. É mais do que uma simples revisão das Regras de Catalogação da FIAF para Arquivos de Filmes (1991), conforme necessário para abordar as mudanças na tecnologia da informação que temos visto nas últimas duas décadas, e alinhar com os padrões de metadados existentes e emergentes. Embora seja especializado em foco e se baseie em conceitos e padrões modernos, como FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos), EN 15907 e RDA (Descrição de Recursos e Acesso), ele é projetado para ser compatível com uma variedade de estruturas de dados. Fornece gráficos, árvores de decisão, exemplos e outras ferramentas para ajudar especialistas e não especialistas a realizar a catalogação real de coleções de imagens em movimento.

Federação Internacional de Arquivos de Cinema, dedicada à preservação e acesso à a herança cinematográfica mundial desde 1938.


Sem comentários: