terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A biblioteca escolar que sonhamos









Vários estudos internacionais têm mostrado que a biblioteca da escola, e tudo é promovido a partir dela, é fundamental na aprendizagem e desempenho académico dos estudantes. Alguns resultados indicam que os alunos sem retenções têm pontuações de leitura significativamente mais elevadas do que aqueles que têm duas ou mais retenções. Além disso, um melhor desempenho de leitura está associado com a leitura e fruição de uma variedade de textos, com a realização de atividades de leitura online, tais como dicionários de consultoria ou enciclopédias virtuais, com a leitura de jornais, com a familiarização com o e-mail, com a participação em grupos de discussão e com a pesquisa e produção de informação na web.

Os países que têm uma política pública sobre bibliotecas escolares tendem a uma articulação cada vez mais profunda destes com a comunidade educacional. A pesquisa feita nesses países mostra a obtenção de resultados positivos no desempenho acaemico dos alunos. Para citar apenas um deles, em 2008, a Comissão Nacional de Bibliotecas e Ciência da Informação (NCLIS) concluiu que dezanove estados e uma província dos Estados Unidos melhoraram o desempenho académico dos alunos através do uso da biblioteca escolar e da sua relação com o currículo e o corpo docente.

Além disso, a UNESCO estabelece que: "A biblioteca escolar é um elemento essencial de qualquer estratégia de longo prazo para alfabetizar, educar, informar e contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural. A biblioteca escolar é da responsabilidade das autoridades locais, regionais e nacionais, razão pela qual é necessário dar apoio através de legislação e políticas específicas. As bibliotecas escolares devem ter financiamento adequado para fornecer pessoal treinado, materiais, tecnologias e instalações ".

Fonte: Universo Abierto, Blog de la biblioteca de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca


Sem comentários: