segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A Christmas Carol, de Charles Dickens





Charles Dickens-A Christmas Carol-Title page-First edition 1843.jpg
Charles Dickens: A Christmas Carol. In Prose. Being a Ghost Story of Christmas. With Illustrations by John Leech. London: Chapman & Hall, 1843. First edition. Title page.


A Christmas Carol é um conto da autoria de Charles Dickens. Com várias traduções em português, sendo uma delas Um Conto de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos de Natal de todos os tempos e uma das obras mais célebres de Dickens. Descrito pelo autor como o seu "livrinho de Natal", foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech. Transformou-se de imediato num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias apenas numa semana.


O filme e o livro


  


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura | 7º ano 
Leitura orientada na Sala de Aula - Grau de dificuldade I 

"Um Conto de Natal" ou "O Natal do Sr. Scrooge" é talvez um dos mais conhecidos contos da literatura universal e, sem dúvida, o mais conhecido conto de Natal. Nele, todo o sortilégio do Natal é tratado na prosa de um dos melhores caricaturistas sociais de todos os tempos, que foi talvez aquele que melhor soube apreender e transmitir o espírito do Natal!

Inúmeras vezes adaptado ao teatro, cinema e televisão, poucos serão aqueles que ainda não ouviram falar do fantasma do Natal Passado, do fantasma do Natal Presente e do Fantasma do Natal Futuro e do velho avarento que é visitado por estes espíritos que lhe transmitirão o verdadeiro sentido do Natal.





Sem comentários: