segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar


Biblioteca RBE


 http://www.rbe.mec.pt/np4/file/1490/bibliotecarbe8.pdf




"A promoção da leitura, em especial da leitura recreativa, continua a ser uma prioridade entre os agentes governamentais e culturais dos países mais desenvolvidos do mundo e de organizações internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). De facto, estudos diversos demonstram que a prática da leitura pela leitura contribui, incontestavelmente, para o aumento da literacia dos cidadãos de um país e, por conseguinte, para a formação de seres humanos mais capazes de responder aos desafios pessoais e profissionais com que se deparam na sociedade deste século, marcada por uma mudança constante. 

Fazer leitores, capazes de compreenderem o que leem, de interagirem e de se posicionarem de forma crítica perante o mundo em que vivem, implica, porém, estar consciente de que a promoção da leitura (no âmbito deste artigo, a leitura recreativa) deve enquadrar-se num certo contexto temporal e cultural que determina o tipo de leitor que é necessário cativar. Perante um novo paradigma, em que passámos de uma cultura alfabética, textual e impressa para uma cultura em que o texto passou a ser encarado como uma unidade de comunicação com diferentes formas de expressão, parece-nos, pois, imprudente restringir a promoção da leitura recreativa ao suporte impresso ou apenas ao formato literatura, assim como não podemos ignorar o poder que as tecnologias exercem sobre o atual leitor, um nativo digital. 

Efetivamente, vivemos hoje um momento híbrido em que a leitura tradicional de um texto literário ou de outro material impresso convive com a leitura em suportes e formatos diferentes e, portanto, “Este cambio de paradigma debe provocar cambios en la forma de programar las actividades de fomento de la lectura” (Lozano, 2009:91). A biblioteca escolar, como eixo de inovação pedagógica nas instituições educativas, capaz de contribuir para a formação de leitores hábeis, cosmopolitas e curiosos, não pode alhear-se desta realidade. De entre o leque variado de iniciativas que são desenvolvidas no âmbito da literacia e da leitura, a leitura recreativa ocupa, na biblioteca escolar, um lugar de destaque. É, por isso, importante que o professor bibliotecário partilhe com as estruturas pedagógicas da escola uma visão estratégica que inclua, na missão de fazer leitores, novas abordagens. Ignorar as mudanças que entretanto ocorreram – e que se refletem no perfil do potencial leitor, na tipologia de textos que se oferecem para leitura, bem como na forma como se lhes pode aceder – pode comprometer essa missão."

RAMOS, Raquel, Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar, Biblioteca RBE, 8. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2015, p. 1. 


Sem comentários: