sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cidadãos globais



orientados para...




Cultivo do arroz em Madagascar (c) UN Photo/Lucien Rajaonina

Como cidadãos globais, somos responsáveis pelo bem-estar do nosso planeta. Cuidar da Terra e das pessoas que nele vivem é uma das principais preocupações da Educação para a Cidadania Global e o Desenvolvimento Sustentável.

Para alcançarmos um futuro sustentável, precisamos de estar cientes desta responsabilidade coletiva e agir sobre os desafios locais e globais que estamos a enfrentar. Algumas destas preocupações globais que requerem ações coletivas são as alterações climáticas, saúde e redução da pobreza.


O comportamento responsável também pode ser mostrado através de nossas escolhas de consumo.






A cidadania global não implica um estatuto jurídico. Refere-se mais a um sentimento de pertença à comunidade global e à humanidade comum, com os seus presumíveis membros experimentando a solidariedade, a responsabilidade coletiva e a identidade entre si, a nível global.

A solidariedade é, assim, um dos valores principais que fazem parte da Educação para a Cidadania Global e o Desenvolvimento Sustentável.

A partilha de experiências e boas práticas - quer seja sobre como evitar riscos, proteger o património cultural ou a diversidade biológica do nosso planeta - é uma parte muito importante de tal solidariedade.



(c) UNESCO/Patrick Lagès


Promover, valorizar, respeitar e preservar a diversidade é uma das principais preocupações para a Educação da Cidadania Cidadania Global. Isso inclui a diversidade cultural, étnica, religiosa e linguística bem como a diversidade biológica das espécies vegetais e animais que vivem em nosso planeta. Na Declaração de Joanesburgo de 2002 sobre o Desenvolvimento Sustentável afirma-se que "a riqueza da nossa diversidade. . . é a nossa força coletiva ".

A diversidade cultural designa a coexistência de muitos e diferentes grupos sociais humanos, sistemas de crenças e formas de adaptação às situações em diferentes partes do mundo. A língua é um bom indicador da diversidade cultural, com mais de 6.000 línguas atualmente faladas em todo o nosso planeta.

Conhecimentos e línguas locais são recursos-chave na compreensão do meio ambiente e no modo de o usar de forma sustentável para o melhor proveito. Eles fomentam e promovem as especificidades da cultura local, os costumes e os valores. A preservação das culturas está ligada ao desenvolvimento económico. No entanto, o turismo e as indústrias culturais podem correr o risco de modificar a cultura para os forasteiros. As culturas devem ser respeitados como contextos dinâmicos de vida dentro dos quais os seres humanos encontram os seus valores e identidade.





(c) UNESCO Beijing Office


Educar para a cidadania global não significa apenas aprender a conhecer e a fazer - significa também aprender a ser e a viver com o outro, a ser capaz de compreender e agir sobre os desafios globais que estamos a enfrentar. Contudo, educar para a cidadania global requer uma pedagogia transformadora que incentive os alunos a analisar criticamente questões da vida real e a identificar possíveis soluções de forma criativa e inovadora. Criatividade, imaginação e talento são habilidades fundamentais de um cidadão global.



(c) UNESCO/ASPnet


Ser um cidadão global significa também promover a tolerância mútua e o respeito por todas as pessoas, independentemente do sexo, orientação sexual, identidade nacional, étnica ou religiosa, a fim de alcançar um futuro mais pacífico e sustentável. Valorizando a dignidade e os direitos humanos de todos e cada um é, portanto, vital para a Educação da Cidadania Global. Isto também inclui o respeito e a promoção da Igualdade de Género.

A UNESCO considera que é especialmente importante chegar às crianças e jovens durante os seus anos de formação, nomeadamente através de materiais educativos e dos currículos, para fortalecer as bases da tolerância, reduzir a discriminação e a violência, e aprender a viver juntos.


Sem comentários: