#direitoshumanos #HumanRightsDay
O Dia dos Direitos Humanos é comemorado anualmente em todo o mundo em 10 de dezembro. Ele comemora o aniversário de uma das promessas globais mais inovadoras do mundo: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Este documento histórico consagra os direitos inalienáveis aos quais todos têm direito como seres humanos - independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status.
A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, em 10 de dezembro de 1948, e estabelece, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a serem universalmente protegidos.
Como um “padrão comum de realização para todos os povos e todas as nações”, a DUDH é um modelo global para leis e políticas internacionais, nacionais e locais e um alicerce da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Está disponível em 577 idiomas, do abkhaz ao zulu, tornando a DUDH o documento mais traduzido do mundo.
Tema de 2024: Os nossos direitos, o nosso futuro, agora.
Os direitos humanos podem capacitar indivíduos e comunidades a forjar um amanhã melhor. Ao abraçar e confiar no poder total dos direitos humanos como o caminho para o mundo que queremos, podemos tornar-nos mais pacíficos, igualitários e sustentáveis.
Neste Dia dos Direitos Humanos, foquemo-nos no modo como os direitos humanos são um caminho para soluções, desempenhando um papel crítico como uma força preventiva, protetora e transformadora para o bem. Como disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, “Os direitos humanos são a base para sociedades pacíficas, justas e inclusivas.”
O tema deste ano é um chamado para reconhecer a importância e relevância dos direitos humanos nas nossas vidas quotidianas. Temos uma oportunidade de mudar perceções falando contra o discurso de ódio, corrigindo informações falsas e combatendo a desinformação. Este é o momento de mobilizar ações para revigorar um movimento global pelos direitos humanos.
ONU
Sem comentários:
Enviar um comentário