Dia 3 de fevereiro, às 11:10.
Palestra sobre um erro de tradução numa passagem de uma das histórias integradas no volume III do "Decameron", de Boccaccio: Nastagio Degli Onesti.
O palestrante é Álvaro Pinto, professor de história da Camilo.
Público-alvo: 10ºA, 2ºA e 12ºJ.
Atividade inserida no âmbito do projeto Língua Portuguesa: Uma língua de encontros na terra e no mar.
2º A Caçada Infernal
3º O Banquete na Floresta de Pinheiros
Giovanni Boccaccio e Botticelli
Os 4 quadros de Sandro Botticelli sobre uma das histórias que integram o livro "Decameron", de autoria de Giovanni Boccaccio - Nastagio Degli Onesti.
Nastagio degli Onesti é um nobre de Ravenna, que se apaixona por uma jovem também de família nobre. Ele tudo faz para ganhar a atenção da mulher, mas ela não corresponde ao seu amor e sente um prazer cruel em recusá-lo. Nastagio, por não conseguir esquecê-la, transforma o seu amor por ela em ódio. Ele chega a tentar o suicídio, sem sucesso.
Refugiado numa floresta, a conselho de amigos, para esquecer o seu amor, Nastagio, vê uma jovem nua e em lágrimas num pinhal, ao anoitecer, perseguida por dois cães e um cavaleiro, com uma espada, querendo matá-la e tenta socorrê-la. Mas o perseguidor conta-lhe que a amava e ela o desprezava. Ele então cometeu suicídio. Ela não sentiu nenhum remorso por isso, mas, quando morreu, como punição, foi condenada a ser caçada eternamente. Por isso, todas as sextas-feiras, ela é assassinada, sendo que o corpo dele e o dela sempre se restauram, numa eterna continuidade, pois ambos vivem no Inferno.
O jovem Nastagio compreende que aquilo é um sinal divino e na sexta-feira seguinte, prepara um banquete naquele mesmo lugar, convidado a sua amada, os seus pais e parentes. Ao final do jantar, a terrível cena é vista por todos. O suicida narra aos presentes o porquê da história. Com medo de vir a sofrer a mesma pena, a jovem mulher, amada por Nastagio, concorda em casar-se com ele.
Sandro Boticcelli passou a história em questão para 4 painéis.
4º O Banquete de Casamento
Sem comentários:
Enviar um comentário