Reconhecer o papel crítico que mulheres e meninas desempenham na ciência e tecnologia.
As carreiras profissionais não têm género
Numa declaração conjunta para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, e a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, pedem para colocar o princípio da igualdade em ação para que a ciência funcione para as mulheres.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e ONU-Mulheres, em instituições de colaboração e parceiros da sociedade civil que visam promover mulheres e meninas na ciência. Este Dia é uma oportunidade para promover o acesso e a participação plena e igualitária na ciência para mulheres e meninas. A igualdade de género é uma prioridade global para a UNESCO, e o apoio às meninas, à sua educação e plena capacidade de fazer ouvir as suas ideias são alavancas para o desenvolvimento e a paz.
Enfrentar alguns dos maiores desafios da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável – da melhoria da saúde ao combate às mudanças climáticas – dependerá do aproveitamento de todos os talentos. Isso significa ter mais mulheres a trabalhar nesses campos. A diversidade na pesquisa expande o conjunto de pesquisadores talentosos, trazendo novas perspetivas, talento e criatividade. Este Dia é um lembrete de que mulheres e meninas desempenham um papel crítico nas comunidades de ciência e tecnologia e que sua participação deve ser fortalecida.
Sem comentários:
Enviar um comentário