terça-feira, 14 de setembro de 2021

Avaliação formativa: 7 abordagens

 






"A avaliação formativa - descobrir o que os alunos sabem enquanto ainda estão a aprender - pode ser complicada. Planificar a avaliação certa pode parecer uma aposta exigente - para professores, não para alunos - porque estamos a usar isso para descobrir o que vem a seguir. Estamos prontos para seguir em frente? Os nossos alunos precisam de um caminho diferente para os conceitos? Ou, mais provavelmente, que alunos que estão prontos para seguir em frente e que alunos  precisam de um percurso diferente?

Quando se trata de descobrir o que os nossos alunos realmente sabem, temos que examinar mais do que um tipo de informação. Um único ponto de dados - não importa o quão bem elaborado um questionário seja, a apresentação ou o problema por trás dele - não é informação suficiente para nos ajudar a planear a próxima etapa da nossa instrução.

Acrescente a isso o facto de que diferentes tarefas de aprendizagem são melhor medidas de maneiras diferentes, e podemos ver por que precisamos de uma variedade de ferramentas de avaliação formativa que podemos implementar de forma rápida e perfeita - tudo ao mesmo tempo não criando uma difícil gestão da carga de trabalho. É por isso que é importante mantê-lo simples: as avaliações formativas geralmente precisam apenas de ser verificadas, não avaliadas, pois o objetivo é obter uma leitura básica sobre o progresso dos alunos ou da turma como um todo.

Veja aqui 7 abordagens para a avaliação formativa

7 Smart, Fast Ways to Do Formative Assessment. (2021). Retrieved 18 July 2021, from https://www.edutopia.org/article/7-smart-fast-ways-do-formative-assessment



Sem comentários: