17 de outubro
Tema de 2016:
Mudar da humilhação e da exclusão para a participação: terminar com a pobreza em todas as suas formas
"A pobreza não é simplesmente medida pelo rendimento inadequado. Ela manifesta-se no acesso restrito à saúde, educação e outros serviços essenciais e, muito frequentemente, pela negação ou o abuso de outros direitos humanos fundamentais [...] Vamos ouvir e dar atenção às vozes das pessoas que vivem na pobreza. Vamos comprometer-nos a respeitar e defender os direitos humanos de todas as pessoas e acabar com a humilhação e a exclusão social que as pessoas que vivem na pobreza enfrentam todos os dias, promovendo a sua participação nos esforços globais para acabar com a pobreza extrema de uma vez por todas."— Secretário-Geral das Nações Unidades, Ban Ki-moon
A meta para o Desenvolvimento Sustentável proposta pelas Nações Unidas para «acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares» reconhece explicitamente que a pobreza resulta não da falta de apenas uma coisa, mas de muitos fatores interrelacionados diferentes que afetam a vida das pessoas que vivem na pobreza.
Isto significa que devemos deixar de ver a pobreza apenas como a falta de rendimento ou do que é necessário para o bem-estar material - tal como alimentação, habitação, terra e outros ativos -, e entendê-la nas suas múltiplas dimensões.
O tema deste ano - selecionado após consulta a ativistas, sociedade civil e organizações não governamentais - destaca o quão importante é reconhecer e tratar a humilhação e a exclusão sofrida por muitas pessoas que vivem na pobreza.
Sem comentários:
Enviar um comentário