domingo, 8 de junho de 2014

Dia mundial dos oceanos

 

CIDADANIA

 

8 de junho

 

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzn6NtB2gfwp6oziNBppOQs9mNoyu9rcL8DFlYcZ2sLyvtBQ1RpO8VuGWumP8abuf_xCdlsoPvWefUkgncmu1H6uRaUZxPHlN-32e2EffPCK50dKc58uLJsKneyF7MK1rQJEdWkn-ZnBAL/s1600/fotos-de-golfinhos.jpg

 

 
 

O Dia Mundial dos Oceanos é momento de celebração de um tesouro comum que torna a Terra habitável, regulando o clima, fornecendo oxigénio, alimentos e muitos outros benefícios ambientais, sociais e económicos.
 
 
http://bioventuraecoturismoanimal.files.wordpress.com/2011/06/oceano121.jpg



Os oceanos são também uma importante fonte de alimento e medicamentos e uma parte crítica da biosfera. A "economia azul" do oceano é fundamental para a nossa vida diária: pelo menos uma em cada quatro pessoas tem como principal fonte de proteína os frutos do mar.

 

Factos e números

Os oceanos cobrem mais de 70% do globo. Até agora, apenas um pouco mais de 1% do oceano é protegido.


 Estima-se que 50-80% de toda a vida na Terra se encontra sob a superfície do mar e que os oceanos contêm 99% do espaço de vida no planeta. Menos de 10% desse desse espaço tem sido explorada pelos seres humanos.


 Plantas marinhas minúsculas chamadas fitoplâncton libertam metade de todo o oxigênio na atmosfera através da fotossíntese.


 Os oceanos representam 96% de toda a água na superfície da Terra; a restante é água doce, na forma de rios, lagos e gelo.


 O oceano absorve cerca de 25% do CO2 adicionado à atmosfera pelas atividades humanas a cada ano, reduzindo o impacto deste gás de efeito estufa sobre o clima.


 O total de depósitos de carbono em sistemas costeiros, tais como manguezais, restingas e pradarias marinhas pode ser até cinco vezes o total de carbono armazenado nas florestas tropicais.

Disponível em http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/world-oceans-day-2013/

 

Sem comentários: